Conisud realiza 2ª oficina para elaborar PPA Regional

23/07/2014 - 0:00
Conisud realiza 2ª oficina para elaborar PPA Regional

O Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) realizou na terça-feira (22/7) a 2ª Oficina para elaboração do Plano Plurianual Territorial Participativo – PPA (2014-2017), para os municípios de Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra e Juquitiba. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura de Itapecerica das Serra.

Foram apresentados os estudos das oito Câmaras Técnicas (CT´s) do Conisud que apontam os desafios, programas, objetivos e ações que serão a base do PPA do Conisud a ser entregue ao Ministério do Planejamento em agosto, para incluí-lo no PPA Federal (2016-2019) e convertê-lo em orçamento para os projetos da região.

Reivindicações do público: inclusão social de deficientes físicos, CAPS Infantil, diagnóstico de epidemia e da saúde do trabalhador, Centro de Diagnóstico, Consultório Odontológico Móvel, escola de medicina gratuita para moradores, incentivo às instituições de apoio aos usuário de drogas, implantação de um hospital regional descentralizado, descentralização do SAMU, cursos na Unifesp voltados à vocação das cidades, creche regional 24h, escola técnica em tempo integral, mapeamento do crime, mobilidade de tráfego de serviços essenciais, otimização da Rodoviária de Embu das Artes, criação de um parque ecológico em cidades com áreas de mananciais, cultivo de plantas (nativas, ornamentais e medicinais), construção de usina de compostagem, incentivo à agricultura familiar, incentivo fiscal a empreendimentos que preservam meio ambiente, fortalecimento de mão-de-obra relacionada ao meio ambiente, mercado regional para produtores rurais, trem Embu-Guaçu-Santos, estádio de futebol e incentivo às ações de  preservação do verde e da água.

Segundo o superintendente do Conisud, Paulo Oliveira, o próximo passo será sistematizar as propostas das duas oficinas realizadas (15 e 22/7) e concluir a elaboração do documento.

Autoridades presentes

Embu das Artes: secretários municipais Roberta dos Santos (Assistência Social), Valdir Barbosa (Turismo), José Ovídio (Meio Ambiente e Des. Urbano), Fausto Martino (adj. Saúde), Lídia Balsi (assessora pedagógica da Sec. Educação), sub-comandante Genivaldo (GCM) e Lilian Nagato (Pró-Habitação); Vargem Grande Pta.: comandante Moraes (GCM); Itapecerica da Serra: vereador Cícero Costa (presidente da Câmara), Juliana Diniz (chefe de Gabinete), secretários Leonor Lopes (Governo), Rodrigo Pires (Seg., Trâns. E Transp.), Manoel Bomfim (Jurídico), Antonio de Godoi (Finanças) e comandante Ramos (GCM); São Lourenço da Serra: Paulo Estevão Dantas (dir. Meio Ambiente).