Conselho consultivo da região tem novo presidente

07/05/2014 - 0:00
Conselho consultivo da região tem novo presidente

Aconteceu dia 8/5, a eleição do novo presidente e vice-presidente do Conselho Consultivo da Sub-Região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo (Consulti). O prefeito de Vargem Grande Paulista, Roberto Rocha, foi eleito, por unanimidade, para a presidência do Conselho   (2014-2015). José Roberto Baraúna, representante da sociedade civil e presidente da Associação dos Arquitetos e Engenheiros de Cotia, foi eleito vice-presidente.

“Quero fazer meu trabalho em conjunto com o prefeito Prefeito, também presidente do Conisud. Acredito ser importante realizarmos juntos, pois muitos pontos discutidos no Consulti e no Conisud são os mesmos. Desta forma, agilizamos os trabalhos e auxiliamos efetivamente a nossa região”, disse o recém – eleito presidente Roberto Rocha.

O prefeito Juquitiba, Clodoaldo Leite da Silva, questionou o secretário Edmur dizendo que a região ainda aguarda, pelo Governo do Estado,  a  criação de instrumentos que ajudem os municípios dentro dos conselhos. Um deles é a Agência Metropolitana, que deverá executar o que for definido pelo conselho, com técnicos que darão suporte aos prefeitos e seus assessores na implantação de projetos.

“A expectativa dos prefeitos não é que todos os problemas fossem resolvidos do dia para a noite. Ninguém tem essa ilusão. A expectativa dos prefeitos  com a criação desse instrumento foi muito grande e hoje o sentimento de esfriamento é real. Agora temos que fazer uma avaliação. O Conselho tem uma importância gigantesca. Nós fizemos nossa parte. Junto com a Emplasa fizemos diagnósticos das oito áreas, elaboramos propostas e separamos que os municípios podem realizar sozinhos e o que devem pedir auxílio ao Governo do Estado e ao Governo Federal. Nossa parte nós fizemos. Há mais de um ano estamos esperando o governador Geraldo Alckmin. Temos co-responsabilidades e temos a expectativa de recebê-lo para saber o que será possível resolver a curto, médio e longo prazo”, disse o prefeito Prefeito.

Compareceram Edmur Mesquita, sub-secretário  de Desenvolvimento Metropolitano do Estado de São Paulo e a assessora Brígida Sacramento, Fernando Antônio Seme Amed, prefeito de São Lourenço da Serra, Francisco Araújo de Melo, prefeito de Juquitiba, Clodoaldo Leite da Silva, prefeito de Embu – Guaçu, Antônio Carlos de Camargo, prefeito de Cotia, Prefeito, prefeito de Embu das Artes e  Luiz José Pedretti, vice-presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA (Emplasa).