Corte e Poda de Árvores

10/04/2008 - 0:00
Corte e Poda de Árvores

A arborização é um aspecto muito importante dentro do espaço de uma cidade. Os benefícios ambientais proporcionados, tais como diminuição da poluição e maior permeabilidade do solo, são essenciais à qualidade de vida, além de proporcionar uma boa aparência à cidade. E para usufruir desses benefícios, é necessário preservar as árvores e mantê-las bem cuidadas e tratadas. Para isso, a Prefeitura de Embu por meio da Secretaria de Meio Ambiente, disponibiliza o serviço de poda e corte de árvores que possibilita a conservação arbórea da cidade.

O corte e a poda de árvores são serviços distintos. Corte é a remoção da árvore de um determinado local. Poda é a retirada de galhos secos ou podres, cortes de galhos que tenham crescido de maneira exagerada, causando interferência na rede elétrica ou algum problema no cotidiano dos moradores.

Como solicitar os serviços de corte e poda

Para solicitar o serviço de corte de árvore, o munícipe deverá abrir um protocolo ou ordem de serviço na Praça de Atendimento da Prefeitura – Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 – Centro, de 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 16h30, na Praça de Atendimento do Santa Tereza – Av. João Paulo II, 4.705, ou na Praça de Atendimento do Santo Eduardo – Estrada de Itapecerica a Campo Limpo, 2.739, nestas últimas o atendimento é feito de 2ª a 6ª feira, das 9 às 16h.

No caso de poda de árvores em áreas públicas o serviço pode ser feito através do Disque Serviços da Prefeitura de Embu pelo telefone 0800 7730005 . Em áreas particulares, o pedido deverá ser feito pessoalmente em uma das Praças de Atendimento da Prefeitura.

No caso do serviço de corte, o munícipe poderá fazer o pedido referente a áreas públicas e particulares. Na solicitação ele deve explicar o motivo pelo qual deseja que a árvore seja cortada. Feito isso, o pedido é analisado por uma equipe técnica da Prefeitura que dará um parecer. Em caso de autorização do corte, ele é executado pela própria Prefeitura. Para solicitar o serviço em áreas particulares, o solicitante deverá ser maior de 18 anos, estar com o IPTU em dia, preencher um requerimento e também é necessário que assine um Termo de Compromisso Ambiental do Município. Este termo diz que a cada árvore derrubada, duas mudas, de 1,5 m de altura cada, terão que ser repostas.

Como acompanhar o pedido

Em caso de falta de prestação do serviço público ou para saber o andamento de sua solicitação, o munícipe deverá ligar no Disque Serviços da Prefeitura ou comparecer em uma das três Praças de Atendimento com o número do protocolo ou ordem de serviço para consulta-los.