CRM: 15 anos consolidando políticas públicas para as mulheres

26/02/2016 - 0:00
CRM: 15 anos consolidando políticas públicas para as mulheres

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, através do Centro de Referência da Mulher (CRM) convida a todos para participar do Mês da Mulher com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres de Embu das Artes”.

Serão 16 dias de ativismo e informação, onde as munícipes poderão participar de oficinas e palestras. Os encontros acontecerão nos sete Centros de Referência da Assistência Social,  no Banco de Alimentos e em outros pontos da cidade. Acompanhe a programação e participe.

Há 15 anos, o CRM vem consolidando políticas públicas de enfrentamento á violência contra a mulher, sendo um espaço de acolhimento que já atendeu, desde a sua inauguração em 2001, quase 30 mil mulheres. “Os projetos e programas implantados em Embu das Artes empoderam as mulheres e as possibilitam de serem protagonistas de suas vidas, garantindo e respeitando suas escolhas”, falou a secretária de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Roberta Santos.

“Acreditamos que o papel do CRM é trazer às mulheres informações e apoio para que percebam o ciclo de violência e busquem recursos para a superação da desigualdade de gênero que impõe, em muitos casos a perpetuação da violência”, disse a coordenadora do CRM, Lúcia Gusson. Em 2015, entre o primeiro atendimento e as campanhas feitas ao longo do ano (rodas de conversa e palestras), 5.248 mulheres foram atendidas.

Para a delegada dra. Floralice do Carmo N. Silva, da Delegacia da Mulher, a situação das mulheres que são vítimas de violência doméstica na cidade é bem próxima da realidade de outras tantas cidades brasileiras. A delegacia atende de 10 a 15 mulheres ao dia, vítimas de todo tipo de agressão física por parte de pais, maridos, tios, irmãos dentre outros. “Trabalhamos de forma integrada com o CRM. Ele é muito eficaz no acompanhamento pois além de auxiliar as mulheres vítimas de violência com elementos que a ajudam a sair dessa situação, auxilia o nosso trabalho também”, afirmou a delegada que já trabalha na região há 22 anos.

Dra. Floralice também salientou que as mulheres estão se conscientizando mais sobre seus direitos e estão se sentindo mais encorajadas a denunciar: “Aumentou a demanda pois as mulheres perceberam que há mais um órgão para ajudá-las”, salientou.

CRM

O Centro de Referência da Mulher (CRM), localizado na Rua Dona Bernardina, 37, Jd. Arabutan, é um espaço de acolhimento, que tem por objetivo oferecer apoio e subsídio para que a mulher e sua família possam lutar por seus direitos, buscando autoafirmação e fortalecimento da sua identidade. É um espaço de convivência com privacidade e individualidade, com serviços integrados de apoio psicológico, social e jurídico.  Informações: (11) 4704-0238 ou crm.embu@embudasartes.sp.gov.br.

Programação:

CRAS Casa Branca – Av. João Paulo II, 1799

4/3  às 9h – “O que é união Estável e Pensão Alimentícia”
30/3 às 10h – “Identificando uma relação abusiva”

Posto de Atendimento ao Trabalhador –  R. Andronico dos Prazeres Gonçalvez, 114, Centro (Prefeitura)
8/3 às 9h – “Como se preparar para entrevista de emprego”

CRAS D. José – R. Ouro Preto, 481
10/3 às 9h – “Como se preparar para entrevista de emprego”
31/3  às 9h – Técnicas de Defesa Pessoal

CRAS Pinheirinho – R. Paineiras, 91A
11/3 às 10h – Técnicas de Defesa Pessoal
28/3 às 14h – “O que é união Estável e Pensão Alimentícia”