Cultura e folia no carnaval de Embu das Artes

15/02/2018 - 16:13
Cultura e folia no carnaval de Embu das Artes

O Carnaval em Embu das Artes alegrou as 60 mil pessoas que segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), passaram pela cidade nos dias de festa. Foram quatro dias de apresentações nos principais pontos do município com diversas bandas e blocos. Durante a festividade não faltou boa música e entretenimento para pessoas de todas as idades. As festas aconteceram na Praça das Artes no  Largo 21 de Abril, no Parque do Lago Francisco Rizzo e no Jardim Santa Tereza.

O show da Banda Municipal abriu o evento na sexta-feira, 9/2, na Praça das Artes. Ao som de saxofone, trombone, flauta e outros instrumentos clássicos o grupo tocou marchinhas de carnaval como “Me da um dinheiro ai” e “Mamãe eu quero”. No sábado, 10/2, o bloco Desbundas Artes percorreu o Centro Histórico no período da tarde e a noite foi a vez do Bloco do Barata que trouxe muito samba e ainda fizeram um mini desfile nos arredores da Praça das Artes. Houve também a apresentação da banda Stylo Novo.

Para deixar a comemoração ainda mais rica em cultura e fechar o feriado, na terça-feira, 13/2, Raquel Trindade, escritora, coreógrafa, artista plástica e folclorista, também esteve presente junto com o Bloco do Kambinda – Teatro Solano Trindade, apresentando o melhor do maracatu.

Muitos vieram fantasiados e aproveitaram a celebração com suas famílias e amigos. Jovens, adultos e crianças puderam desfrutar da folia sem preocupações, isso porque a presença da GCM garantiu a segurança. Durante todos os dias de festa 21 equipes de policiamento comunitário e mais 5 equipes da Romu fizeram a proteção dos foliões. Antônio Aldelane veio com esposa e  o filho para o carnaval na cidade pela primeira vez e afirmou, “O ambiente esse ano esta mais familiar, a estrutura centralizada trouxe mais segurança para a festa”.

A segurança não se limitou ao policiamento, além de uma ambulância de plantão, equipes da saúde, através da campanha “Deixe a prevenção tomar conta do seu Carnaval”, distribuíram preservativos e cartilhas com informações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) na Praça das Artes e no Jardim Santa Tereza. Segundo a coordenadora do programa, Geanne Greggio, foram entregues cerca de 40 mil camisinhas nos quatro dias de festa.