Curso de Promotores Populares de Embu das Artes forma 1ª turma

10/12/2010 - 0:00
Curso de Promotores Populares de Embu das Artes forma 1ª turma

Na quarta-feira, 8/12, no Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência, 40 alunos se formaram no 1º Curso de Promotores de Embu das Artes. O curso promoveu aos participantes a oportunidade de conhecer, numa abordagem mais clara e popular, como são elaboradas as leis, quais são os procedimentos para apresentar ou consultar um processo no Fórum, os direitos e deveres da população.

Organizado pelas secretarias de Participação Cidadã e Assuntos Jurídicos, o curso teve carga horária de 52 horas e o público-alvo foram representantes de bairros e associações, líderes comunitários e até do poder público, cujos trabalhos envolvem o atendimento direto à população. Os alunos visitaram a Câmara de Vereadores, o Centro de Referência da Mulher, o Instituto Médico Legal (IML) e a Delegacia da Mulher.

“No momento, estamos com 115 obras na cidade, com a construção de cinco postos de saúde, duas novas escolas municipais, rodoviária municipal, um centro cultural, no Jardim Santo Eduardo, entre outras” – contou o prefeito. Para ele, mais importante que as obras é a cidade ter um governo democrático popular que cumpre o papel educativo à sociedade. “Um curso como este é para mostrar e conhecer os direitos e deveres do cidadão, promovendo uma mudança de visão do mundo para as pessoas, ampliando seus conhecimentos. Hoje, a responsabilidade de vocês é maior do que no início do curso porque, agora, vocês têm as informações e devem ser multiplicadores delas em seus bairros” – finalizou o prefeito.

“Este curso é uma tentativa de avançarmos no exercício da cidadania e da democracia no município. É também um momento de compromisso de vocês em compartilhar as informações que aprenderam aqui na comunidade onde moram” – falou o secretário de Participação Cidadã, Pedro Pontual. “A partir do momento em que você tem esse pensamento de formar lideranças, levar para conhecer o Fórum, conversar com o promotor, com a juíza e adquirir uma série de conhecimentos, mostra o interesse do prefeito Prefeito em formar lideranças e possibilitar às pessoas acesso às informações” – elogiou o vice-prefeito e secretário de Assuntos Jurídicos, Nataniel da Silva Carvalho (Natinha). O evento também teve a presença da vereadora Ná.

Em um discurso emocionado, a aluna do curso Cremilda Maria da Conceição agradeceu ao prefeito Prefeito pela oportunidade. “Este é um governo que acredita nas pessoas e nos oferece oportunidade de aprender. Já fiz vários cursos promovidos pela Prefeitura e consegui abrir uma associação que atende mais de 800 crianças e mulheres por mês” – disse Cremilda, que também já fez parte do Orçamento Participativo (OP) da cidade.

Depois do evento, o prefeito Prefeito convidou os formandos para visitar as obras da nova sede do Centro de Referência da Mulher, no centro da cidade, que tem previsão de inauguração para início de 2011. As obras já estão bem adiantadas. A nova sede terá cinco salas de atendimento, uma sala de espera, copa, brinquedoteca e espaço para oficinas, propiciando mais conforto e melhores serviços às usuárias.

Entrevista com o formando Marcelo Rufino

Entrevista com a formando Patricia Oliveira