Desfile social mostra solidariedade no inverno

27/06/2016 - 0:00
Desfile social mostra solidariedade no inverno

Campanha do Agasalho deste ano atenderá 13.500 pessoas com roupas doadas

Na sexta-feira (24/6), sob os aplausos de uma plateia animada no auditório do Centro Cultural Valdelice, a passarela do Desfile Social contou, entre seus modelos, com servidores públicos, vereadores, voluntários, alunos e lideranças comunitárias que vestiram as roupas doadas à Campanha do Agasalho de 2016, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Fundo Social de Solidariedade.

Este ano, a campanha está atendendo 13.500 pessoas contra o frio, entregando 2 cobertores por família e 40 mil peças doadas desde o mês de abril, algumas customizadas pelos alunos dos cursos do Fundo de Solidariedade. O prefeito Prefeito destacou a qualidade dos trajes, novos ou em bom estado e até de grifes famosas, já que muitas peças são provenientes de lojas outlets da cidade, que também colaboraram com a ação. As vestimentas foram angariadas por meio de 42 pontos de entrega e 78 pontos de coleta.

“Nós começamos a campanha bem antes, ainda em época de calor, porque não faria sentido iniciar a coleta de agasalhos apenas agora, que está frio, senão não teríamos roupas para as pessoas”, disse Prefeito, que lembrou do hotel social para morador de rua, o único da região. “Não devemos julgar as pessoas, pois não sabemos os motivos que as levaram a ficar numa situação vulnerável. Aqui em Embu das Artes nós recuperamos muitos deles, inclusive dependentes químicos, que hoje trabalham e moram em casa própria, pois acredito que se não for para mudar a vida das pessoas, não vale a pena estar nesse mundo”, completou.

O desfile, além de divertido, tem o objetivo de prestar contas do Fundo Social de Solidariedade, que participa das políticas públicas, programas e projetos do governo municipal e vem se empenhando em contribuir com as secretarias. “A atuação do órgão faz toda diferença, pois a ideia é trabalharmos juntos e para quem precisa”, declarou a secretária de Assistência Social, Roberta Santos.

Ex-moradora de rua, Miriam Aparecida dos Santos Martins, deu um depoimento emocionado à plateia. Foi dependente de álcool e drogas, viveu sob chuva, frio e riscos de violência e se tratou no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Ela fez um curso de corte e costura pelo Fundo Social e atualmente está montando sua própria oficina de costura profissional, confeccionando calças. “Ganhei cobertores da assistência social várias vezes quando eu estava na rua e sei como é importante essa campanha, pois vi muitos companheiros morrerem em dias de baixa temperatura no inverno”.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Daniela de Almeida Brito, apresentou as ações do órgão, como o Bazar Social, os curso artesanais, o Natal Sem Fome, a doação de cadeiras de rodas, próteses e órteses, entre outras, e ressaltou que desde 2009 mais de 1 milhão de peças de roupas já foram doadas. “Quando passamos a ajudar o próximo, percebemos que temos tempo para a solidariedade e nosso ganho pessoal é muito maior do que aquele que recebe auxílio”, afirmou.

O evento teve a participação especial do Grupo Arco-Íris (dança) e do Canto Coral do Centro de Referência da Juventude, que fizeram exibições artísticas.

Demais autoridades presentes: vereadores Rosana Almeida (vice-presidente), Júlio Campanha, Clidão do Táxi, Jefferson do Caminhão e Edvânio Mendes, além de secretários municipais e membros do Conselho Tutelar.