Dia de Finados terá missa e culto no Jesuítas

29/10/2010 - 0:00
Dia de Finados terá missa e culto no Jesuítas
Acessibilidade

O Dia de Finados em Embu das Artes vem carregado de tradição e com uma novidade. Durante todo o dia 2/11, terça-feira, no Cemitério dos Jesuítas, no Parque Pirajussara, além da Missa Campal, às 10h, com o padre Pierre, da Paróquia Santa Tereza de Jesus e São João da Cruz, e do Culto Ecumênico, às 16h30, com pastores da Igreja do Evangelho Quadrangular Jardim Santa Tereza, com coodernação do pastor Willians, uma equipe do Conselho Tutelar  e um representante do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) farão um trabalho de conscientização para que os adultos não solicitem o trabalho de crianças para cuidar dos túmulos. 

Isso porque, muitas vezes por iniciativa das crianças e suas famílias, os pequenos enfeitam os túmulos antes mesmo de cobrarem das milhares de famílias que visitam os 7.500 jazigos, nos quais já foram enterrados mais de 30 mil corpos, na área de 20 mil m², do Cemitério dos Jesuítas, que está prestes a completar 30 anos – o primeiro registro é de 13/10/1982. Cuidar dos túmulos virou um grande negócio que a administração procura controlar, já que o Estatuto da Criança e do Adolescente não permite que isso ocorra. No Dia de Finados, as famílias dão caixinhas de R$ 5 para crianças e adolescentes, que cuidam em média dez túmulos. A média de visitantes no Dia de Finados é de 5 mil pessoas. 

Nesse trabalho podem estar envolvidas mais de 50 crianças, segundo o assistente técnico do cemitério João Caetano da Paixão. Não ano passado, equipe do 1º Conselho Tutelar, segundo a coordenadora Maria Aparecida Almeida Santos, esteve no cemitério no Dia de Finados para detectar o problema. Neste ano, a equipe volta com a proposta de identificar as crianças, procurar suas famílias, conversar com os visitantes com o fim de conscientizá-los quanto á gravidade do trabalho infantil no cemitério.

----
Compartilhe nas redes sociais