Dia Mundial da Água: Atividades em Embu chamam atenção para mudança de atitude

19/03/2008 - 0:00
Dia Mundial da Água: Atividades em Embu chamam atenção para mudança de atitude

Uma grande caminhada neste sábado, 29/3, será o grito pelas águas de Embu e do planeta, evento que marca as comemorações pelo Dia Mundial da Água, 22 de março, em Embu das Artes. Sob o slogan “Agora é atitude. Não se pode esperar mais!”, a Prefeitura através da Secretaria de Meio Ambiente realizou ao longo do mês uma série de atividades que terminam no próximo dia 29 de março, às 9 horas, com a caminhada.

Grupos de pessoas partirão de quatro pontos diferentes da cidade e ao longo do caminho haverá plantio de mudas de árvores, recuperação da mata ciliar às margens do rio Embu-Mirim (um dos principais formadores da represa Guarapiranga), e apresentações culturais, entre elas o grupo Zumaluma e a dança do boi-bumbá com estudantes da Escola Municipal Mauro Ferreira. Após se encontrarem em frente ao Fórum de Embu, os caminhantes seguirão até o Parque do Lago Francisco Rizzo, onde acontecerão novas apresentações, encerrando as atividades.

Durante o mês de março, as escolas públicas de Embu, tanto municipais quanto estaduais, enfocaram a Água como tema central junto aos estudantes. Distribuída em toda rede pública de ensino da cidade, uma cartilha foi elaborada especialmente para evocar a data, abordando os problemas que populações de todo o planeta enfrentam devido à poluição e à escassez da água. No Parque Rizzo, sessões do CineEco e as oficinas do Projeto Conviver (Centro de Convivência e Cooperativa), que trabalha a prevenção de doenças e a promoção da saúde através do esporte e da arte, foram também dedicadas ao tema.

A campanha de Embu pelo Dia Mundial da Água foi viabilizada pelas seguintes empresas patrocinadoras: Água Mineral Embu – Fonte dos Jesuítas, ITW Chemical Products, Indeca – Indústria e Comércio de Cacau e Liotécnica – Tecnologia em alimentos, e contou com o apoio da Sabesp e Teia USP.

Confira a programação:

29/3 (sábado):
9h – Início da Caminhada pelas Águas de Embu e do Planeta:
Saída 1: Jardim Tomé (em frente à Acorde – estrada do Moinho Velho, 243)
Saída 2: Praça da Lagoa – Centro
Saída 3: Itatuba e Capuava (em frente à EE Iracema Bello Oricchio)
Saída 4: Jd. Mimás (em frente à EE Rodolfo da Costa).
10h – Encontro de todas as caravanas, na confluência das avenidas João Batista Medina e Jorge de Souza, em frente ao Fórum, seguindo para o Parque Rizzo.
12h – Encerramento: Concentração no Parque do Lago Francisco Rizzo (rua Alberto Giosa, 300), com apresentações culturais, shows e distribuição de mudas.

Tags: