Eletropaulo entrega estação de distribuição para a cidade

29/05/2015 - 0:00
Eletropaulo entrega estação de distribuição para a cidade

A Estação Transformadora de Distribuição (ETD) Esplanada, da AES Eletropaulo, no Parque Industrial Ramos de Freitas, perto da Câmara Municipal, entrou em funcionamento na quinta-feira, 28/5, e ficou a cargo do prefeito de Embu das Artes, Prefeito, apertar o botão dos dois últimos circuitos programados para 2015.  De acordo com a AES Eletropaulo, a subestação foi energizada em dezembro de 2014, com ligação do primeiro circuito, e tem capacidade de 120 megawatts, para atendimento a 330 mil pessoas.

O complexo, investimento de R$ 41 milhões, que melhora a qualidade e aumenta a quantidade de energia para Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Taboão da Serra e Cotia, compreende ainda um Ramal Aéreo de Estação (ERA), uma Linha de Distribuição Subterrânea (LDS) e uma Linha de Distribuição Aérea (LDA). A subestação, com linha de transmissão de  88 mil volts, possui três transformadores de 40 megawatts de potência, 12 circuitos de distribuição de energia com 40 quilômetros de extensão e tecnologia Spacer Cable, que oferece mais resistência no contato com galhos de árvore, por exemplo.

“É um momento histórico para a cidade e região. Resolve problemas de pico de energia que sofrem a população e empresas, representando prejuízo na produção. Com a redução de custos, a empresa poderá reorganizar seu setor produtivo. Permite que a cidade dependa menos de outras linhas de transmissão. E, finalmente, sem energia não existe desenvolvimento”, declarou o prefeito de Embu das Artes, Prefeito. Informou que a subestação favorece a instalação de 50 empresas, com geração de 25 mil empregos em Embu das Artes.

Paulo Camillo Penna, vice-presidente de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da Eletropaulo, disse que a nova estação foi construída num conceito mais moderno, com isolamento acústico e avançada tecnologia de ponta. Disse que, ao entregá-la, a Eletropaulo atende a um importante compromisso que tinha com a prefeitura, a Câmara dos Vereadores e a Associação Industrial e Comercial (Acise).

Aprovação de Libbs e Acise

A estação era uma necessidade da região, que a recebe antes do prazo previsto: “Estamos honrando o compromisso com a entrega de uma obra planejada para ser entregue em 2017”, afirmou Artur Tavares, diretor do Atendimento ao Poder Público. Sidney Simonaggio, vice-presidente de Operações da Distribuidora, esclareceu: “A capacidade da ETD é de 120, mas ela foi feita para trabalhar com 96 megawatts”. Isso significa que pode absorver aumento de consumo.

Para Carlos Eduardo Reis, diretor de Operação Industrial na Libbs Farmacêutica, Farmoquímica e Centro Logístico de Distribuição, a energia é indispensável para a operação da empresa. “E não só a quantidade, mas principalmente a qualidade. Essa qualidade será fundamental para nós nos próximos seis meses, em que estamos com investimento acima de R$ 500 milhões. É indispensável para tocar a nossa planta, até concluirmos a nossa subestação, exatamente igual a essa, onde nós vamos liberar carga para o município e ao mesmo tempo gerar mais capacidade de crescimento de produção na nossa empresa”, afirmou.

“A estação, além da quantidade de energia, o que possibilita outras empresas a se instalarem na cidade, vai oferecer qualidade. Hoje você tem energia, mas ela oscila, tem picos, causa prejuízo às empresas. A qualidade é tão importante quanto a oferta de mais energia”, revelou o presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu (Acise), José Batista Rodrigues. A nova estação deverá eliminar a oscilação de energia.

Doação de R$ 71 mil

Durante a cerimônia de inauguração da ETD Esplanada, o prefeito Prefeito entregou obras de Meire Lopes aos dirigentes da AES Eletropaulo e recebeu, surpreso, o cheque de R$ 71 mil doados à Prefeitura de Embu das Artes para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, como verba de apoio a projetos sociais de educação, cultura e esporte.

Compareceram à inauguração da obra o presidente da Câmara Municipal, Nei Santos, os vereadores Clidão do Táxi, Rosana do Artur e Doda, Hillmann Albrecht e José Roberto Terassi, entre outros.