Embu assina convênio para o PRONASCI

06/12/2007 - 0:00
Embu assina convênio para o PRONASCI

Embu participou, ao lado de dez municípios, do Encontro da Câmara Setorial de Segurança Municipal para assinatura de convênio com o Ministério da Justiça para implantação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O ministro Tarso Genro e o prefeito Prefeito assinaram o documento do programa, que promoverá a execução de projetos apresentados pelos municípios na área de segurança pública. De acordo com o governo federal, o Pronasci viabilizará investimentos de R$ 6 bilhões até 2012. O evento aconteceu em Osasco na terça-feira (4/12).

Segundo Tarso Genro, o Pronasci estabelece um novo paradigma de segurança pública no Brasil, constituindo políticas públicas de segurança e cidadania e um tecido social articulado, novo e vital, que só as prefeituras podem estabelecer.

Criada em junho deste ano, a Câmara Setorial é formada por 11 municípios localizados a oeste e sudoeste da Grande São Paulo, onde habitam mais de três milhões de pessoas. Sua finalidade é promover a interação entre as Guardas Civis Municipais e o intercâmbio de informações com foco no trabalho eficiente de segurança comunitária. Entre seus princípios está a "gestão integrada de ações de segurança e de prevenção e controle da violência".

A efetivação do convênio através de um consórcio regional de segurança foi um ato inédito. Além do prefeito Prefeito, assinaram o documento os prefeitos Emídio de Souza (Osasco), Paulo Burjad (Jandira), Ruth Banholzer (Itapevi), Walter Antônio Marques (Embu-Guaçu), Benedito Fernandes (Santana de Parnaíba), Raul Bueno (Pirapora do Bom Jesus), Roque de Moraes (Vargem Grande Paulista) e Joaquim Pedroso (Cotia). Também membros da Câmara, os prefeitos de Taboão da Serra, Evilásio Farias, e Itapecerica da Serra, Jorge Costa, enviaram representantes.