Embu comemora Dia Mundial da Água

25/03/2011 - 0:00
Embu comemora Dia Mundial da Água

No dia 22 de março, todos os países promovem reflexões sobre a questão da água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 com objetivo de discutir o uso racional da água, que no mundo já é escasso. Como parte das comemorações, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE) e o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Embu Verde, realizou, na terça-feira, 22/3, o Encontro Intermunicipal de Agroecologia.

O pavilhão do Parque Francisco Rizzo ficou lotado. Participaram representantes de diversas cidades e setores da sociedade civil. “Há alguns anos, eram realizados encontros como esse e participavam apenas pessoas da área. Chego a ficar emocionado em ver esse auditório cheio. Pessoas trabalhando um tema que cada vez mais está em pauta”, enfatizou João Ramos, secretário de Meio Ambiente.

Para o prefeito Prefeito, “todos esses dias são carregados de significados e não devem ser lembrados em um único dia”. Ele propôs também que “é importante fazer um balanço do que estamos fazendo e o que ainda falta fazer nessa área”. Para o prefeito, o grande desafio é buscar mudar o comportamento das pessoas que pode ser feito por meio da educação. “Horta urbana, horta comunitária e horta nas escolas são estratégias para promover a educação ambiental da população”, ponderou.

Em seguida as pessoas se dividiram em seis grupos para discutir propostas de políticas públicas sobre os temas: Agricultura Urbana e Água; Agricultura Urbana e Revitalização de Espaços Urbanos e Educativos; Agricultura Urbana e Saúde; Agricultura Urbana e Participação Cidadã e Comunitária, e Horta Escolar e Currículo.

Trocando experiências

No período da tarde, sete equipes, composta por representantes de Embu e de outras cidades como Diadema e Cotia, se dividiram em três grupos: Educação na Horta, Horta com Saúde e Comunitários e Comercialização. Cada um deles falaram sobre as experiências de projetos implementados e apresentaram vídeos sobre essas iniciativas. Um exemplo foi a equipe 5 Elementos que apresentou um vídeo do projeto “Dedo Verde”, onde juntos com professores, alunos e pais de alunos, construíram uma horta dentro da escola, com a finalidade de promover a educação ambiental criando atividades para as crianças que lhes proporcionaram contato direto com a natureza para compreendê-la e conhecer seus ciclos.

Para encerrar o encontro, todos os participantes se reuniram em uma grande roda para confraternizar e cantar.

Estiveram presentes no evento, os vereadores: Silvino Bomfim de Oliveira; Julio Campanha; João Leite e Na, Hernani Souza, representante da Secretaria de Meio Ambiente da cidade de Juquitiba, Guge Franklin, coordenador do Programa Agricultura Urbana da cidade de Diadema, Danielle Castro, representante da Secretaria do Trabalho da Prefeitura de São Paulo, Daniel Bonamin, da empresa Derig Ecológico, Fabiana de Oliveira, movimento Slow Food de São Paulo, Mario Mariano, da coordenação de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Maite Sandoval, do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Hamilton Trajano, representante da Prefeitura de Osasco e Wilson Tivelli, representante da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.