Embu das Artes mantém gratuidade a idosos a partir de 60 anos no transporte municipal

06/01/2021 - 12:17

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, manterá a gratuidade no transporte público municipal a idosos a partir de 60 anos. Esse direito de locomoção está garantido na Lei Municipal nº 2.181/2005 e não há intenção do governo em retirá-lo. Cerca de 80 mil idosos são transportados todo mês na cidade.

No transporte público da Capital e do Estado de São Paulo (ônibus, metrô e trens), cujas responsabilidades são da Prefeitura de São Paulo e do Estado de São Paulo, respectivamente, será suspensa a gratuidade a idosos de 60 a 65 anos, a partir de 1º de fevereiro de 2021.

“Dada toda contribuição desses munícipes, seria uma injustiça muito grande retirar esse direito das pessoas no momento em que mais necessitam desse apoio. A gratuidade não é um benefício por si só, é um agradecimento por toda sua dedicação durante sua fase produtiva, servindo como apoio às idas e vindas aos médicos, que algumas vezes se fazem necessárias”, afirmou o prefeito Ney Santos.

Outro benefício previsto em lei (9.452/2017) determina que todos os assentos dos veículos são preferenciais a idosos com idade igual ou superior a 60 anos, estendendo-se a mulheres grávidas, adultos com crianças de colo e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A Prefeitura de Embu das Artes reafirma o compromisso com a população idosa e vai continuar trabalhando pela implantação de políticas públicas que valorizem ainda mais esse público.