Embu das Artes realiza tradicional Festa de Adoração à Santa Cruz

13/05/2005 - 0:00
Embu das Artes realiza tradicional Festa de Adoração à Santa Cruz

A Prefeitura da Estância Turística de Embu vai realizar, entre os dias 20 e 30 de maio, mais uma edição da tradicional Festa de Adoração à Santa Cruz. O evento reúne uma série de apresentações que mesclam religiosidade e folclore através da música, dança, teatro e culinária relacionadas aos festejos iniciados pelos jesuítas a partir do século XVII.

Os festejos têm inicio às 18h do dia 20 com um procissão que vai do Centro Cultural Embu das Artes, no centro da cidade, até o Memorial Sakai, ao lado do Cruzeiro de Embu. Nesse local os jesuítas possivelmente afixaram a primeira cruz do então vilarejo de M´Boy.

Este ano o tapete de Corpus Christi, montado no centro histórico de Embu, também fará parte da programação oficial da Festa de Adoração à Santa Cruz, com início da confecção na noite do dia 25 de maio. A missa será realizada no Ginásio Municipal Hermínio Espósito, a partir das  17h. A procissão seguirá pela rua Nossa Senhora do Rosário até o Centro Cultural Embu das Artes, onde acontecerá uma apresentação de MPB com Maria Dapaz, às 21h.

No dia 27, a festa segue em procissão até a Praça da Lagoa, onde serão realizadas apresentações de grupos de danças, violeiros, rezadeiras e duplas caipiras até o dia 29 de maio. Destaque para as apresentações de Jacó e Jacozito, no dia 27, e Téo Azevedo, no dia 28, sempre a partir das 18h30.

No dia 30, a Festa de Adoração à Santa Cruz chega ao fim, com uma procissão de romeiros, adoradores e rezadeiras, a partir das 18h, entre a Praça da Lagoa até o Memorial Sakai. Todas as atrações terão entrada franca. Informações sobre a programação completa podem ser obtidas por telefone através do Disk Serviços da Prefeitura de Embu: 08007730005.