Embu das Artes recebe 5º Encontro Regional dos Procons Municipais

24/11/2009 - 0:00
Embu das Artes recebe 5º  Encontro Regional dos Procons Municipais

O Centro Cultural Mestre Assis do Embu sediou nesta terça-feira, 24/11, o 5º Encontro Regional de Defesa do Consumidor das Regiões Administrativas de Sorocaba e Metropolitana II. O evento foi realizado pelo Procon de Embu das Artes, em parceria com a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo.

“A atuação da fundação é de caráter preventivo, em projetos de lei e atos regulatórios com relação aos direitos do consumidor. E acreditamos que somos um meio no qual a população pode opinar e participar” – disse a diretora de Relações Institucionais da Fundação Procon-SP, Regina Accorsi. O vice-prefeito e secretário de Assuntos Jurídicos, Nataniel Carvalho (Natinha), disse que o Procon de Embu está dando certo devido ao empenho do prefeito Prefeito, que estruturou o órgão para atender com qualidade a população. “Até novembro, nós já fizemos cinco mil atendimentos, sendo que foram resolvidos três mil deles” – comemorou Natinha.

Após a cerimônia de abertura do evento, os participantes tiveram uma palestra realizada por Rafael Teixeira e Fátima Lemos, sob o tema “A defesa do consumidor e a participação social nos processos legislativos e regulatórios”. Na palestra foram abordados diversos aspectos, entre eles,  a atual sociedade consumista e o avanço social e tecnológico que ela está passando; o papel das agências reguladoras – responsáveis por fiscalizar a atividade de um determinado setor da economia de um país, como energia elétrica, por exemplo –, e a necessidade que a sociedade de consumo tem de ter acesso à informação, segurança e direito de escolha na hora de adquirir um determinado produto.