Embu festeja Dia da Água com palestras e oficinas

27/03/2009 - 0:00
Embu festeja Dia da Água com palestras e oficinas

As atividades organizadas para celebrar o Dia Mundial da Água, 22/3,  atraiu para o Parque do Lago Francisco Rizzo, no bairro Quinhaú, dois públicos distintos. No dia 21, sábado, o programa incluiu o lançamento do Atlas Socioambiental de Embu, com a abertura feita pelo prefeito Prefeito, palestras e mesas-redondas sobre meio ambiente. No “Domingo das Àguas”, as oficinas de ervas, horta, teatro, pintura, trilha monitorada, a peça teatral O Pneu e a Nascente e o show com o grupo Diagnóstico contaram com a participação de crianças, jovens e adultos, dispostos a colocar a mão na terra e aprender mais sobre o meio ambiente.

“É um dia para reflexão e avançar ainda mais na defesa de nossos mananciais. Defender a água e os mananciais não pode ser coisa de ecologista. É responsabilidade de todo cidadão se engajar nessa luta, evitar o desperdício do cotidiano tanto quanto ter ações macroestruturantes”, disse o prefeito. Lembrou que famílias ocupando áreas de mananciais é uma preocupação da administração. “Estamos revitalizando e urbanizando favelas, interligando suas áreas à rede de esgoto”, disse, elogiando o trabalho da Sabesp no município.

O prefeito falou de temas importantes para a preservação do meio ambiente, como a coleta de lixo seletiva e a criação do gari comunitário para garantir o recolhimento do lixo nas áreas de difícil acesso para o caminhão de coleta. “Nas regiões em que não há coleta seletiva, ela será feita em dias diferenciados da coleta de lixo orgânico. A pessoa só terá de separar o lixo seco e úmido.”

“Até 2012 haverá coleta seletiva em 100% dos bairros da cidade”, frisou Prefeito. Embu gasta R$ 7 milhões por ano com a coleta do lixo doméstico e a vida útil do aterro sanitário local termina no início do ano que vem. Destinação e construção do novo aterro, implantação de usinas de material reciclável, incineração do lixo hospitalar e de entulho são outras medidas que serão executadas. Faz parte do programa lançado para este ano no Embu a instalação de usina de resíduo sólido da construção civil e legislação que regulamentará a atividade na cidade. Os moradores terão micropontos para depositar pequenas quantidades dos resíduos para que sejam coletados pela Prefeitura.

Atlas Socioambiental e Agenda 21

O prefeito enfatizou que o Atlas Socioambiental do Embu (veja link), lançado no fim de semana, é um instrumento importante para a formação das crianças que aprenderão a valorizar e preservar o meio ambiente. O Atlas contém informações completas sobre o município e seus recursos naturais. Ele foi apresentado pelo secretário do Meio Ambiente, João Ramos, que falou, juntamente com a coordenadora da Divisão de Educação Ambiental, Angélica Maran, da sua importância para o fortalecimento da Agenda 21 – documento que surgiu na Rio 92, na Conferência da Organização das Nações Unidos (ONU) sobre meio ambiente e desenvolvimento.

“Já temos cinco escolas do município participando da Agenda 21, mas eu quero que todas participem”, disse o prefeito. A Agenda 21 em Embu das Artes, como ferramenta para a educação e sustentabilidade, foi tema da conferência da secretária municipal de Educação, Rosimary Mendes de Matos.

No domingo, nas oficinas realizadas durante todo o dia, em vários locais dentro do Parque Francisco Rizzo, os participantes aprenderam que medidas simples podem contribuir para economizar água e preservar o meio ambiente. “Os evento cumpriu o seu propósito de sensibilização, conscientização e reflexão sobre a água em nosso planeta”, disse o secretário João Ramos.