Embu realiza seminários para elaboração de Agenda 21 Escolar

30/05/2005 - 0:00
Embu realiza seminários para elaboração de Agenda 21 Escolar

A Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE), em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Embu, iniciou os trabalhos para a implantação da Agenda 21 Escolar no município. O seminário de lançamento para a formação dos profissionais da educação pública da cidade foi realizado no último dia 19 de março, das 8h30 às 17h30, com a presença de autoridades locais e representantes dos ministérios da Educação e do Meio Ambiente, além de um público estimado em aproximadamente 500 pessoas.

A abertura do seminário, realizado no Parque do Lago Francisco Rizzo, contou com intervenções de Marcos Sorrentino, do Ministério do Meio Ambiente, e de Rachel Trajber, do Ministério de Educação. Também foram palestrantes Isabel Franco, da Sociedade Ecológica Amigos de Embu, e César Pegoraro, da S.O.S. Mata Atlântica.

A iniciativa do projeto é da Sociedade Ecológica Amigos de Embu, que obteve financiamento do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e conta com o apoio da Prefeitura de Embu; da Diretoria de Ensino – Região de Taboão da Serra; da Fundação SOS Mata Atlântica, e diversos setores da sociedade civil organizada.

O Seminário de Lançamento da Agenda 21 na Escola e o lançamento do programa de Encontros de Formação em Educação Ambiental para a Sustentabilidade estão direcionados à elaboração da Agenda 21 Escolar do Município de Embu e têm como eixo os princípios de uma educação para a sustentabilidade, crítica e transformadora.

Os encontros, que são realizados em cinco edições até 11 de junho, pretendem informar, esclarecer e divulgar os princípios da Agenda 21 nos processos de educação formal e não-formal e têm por objetivo elaborar conjuntamente com 200 educadores do município propostas para instrumentalizar as escolas e suas comunidades de entorno para a prática consciente e responsável do conceito de sustentabilidade, através do estabelecimento de agendas de ação construídas coletivamente, a partir das características, problemas e potencialidades de cada unidade escolar e da realidade de sua comunidade.

O primeiro encontro, realizado no dia 16 de abril, teve como foco a análise dos desafios e perspectivas da educação ambiental. Duas semanas mais tarde os educadores discutiram a elaboração de propostas pedagógicas a partir da filosofia, ética e valores ambientais. No dia 14 de maio foi abordada a construção de projetos educacionais a partir da análise e avaliação dos limites e potencialidades da educação no município.

No próximo dia 4 de junho os educadores do município vão partir para a ação, atuando na construção de propostas pedagógicas para intervenções em suas comunidades através de processos educativos. Os Encontros de Formação em Educação Ambiental para a Sustentabilidade terá seu encerramento no dia 11 de junho, no Parque do Lago Francisco Rizzo.

A Agenda 21 é um acordo firmado entre 179 países durante a ECO-92, no Rio, que apresenta um novo modelo – o desenvolvimento sustentável – onde é possível gerar desenvolvimento sem prejuízo à qualidade de vida do ser humano e às condições ambientais. Com esse documento abriu-se o caminho para se construir as bases de um plano de ação e de um planejamento participativo no âmbito global, nacional e local.

Tags: