Empossados os novos membros do Conselho Gestor da Feira

29/01/2016 - 0:00
Empossados os novos membros do Conselho Gestor da Feira

Na quinta-feira, 28/1, foram empossados os novos conselheiros da Feira de Embu das Artes. O local da cerimônia não poderia ser mais apropriado, o Centro Cultural que leva o nome do fundador da tradicional Feira, Claudionor Assis Dias, o Mestre Assis do Embu.

A cerimônia foi conduzida pelo secretário de Gestão Democrática, Edson Bezerra, que lembrou os investimentos do governo para a melhoria e preservação da Feira que, no próximo 31 de janeiro, completará 47 anos.

São 18 novos conselheiros, entre titulares e suplentes, que atuarão junto à Secretaria de Turismo na gestão da Feira pelos próximos dois anos, assegurando o cumprimento do Decreto nº 50/2007, que estabelece diversas condutas para o funcionamento adequado e organizado da Feira de Artes e Artesanato.

Além de empossar os novos conselheiros, o evento homenageou Laura Avelino e Adelino Ramos de Oliveira, dois dos expositores mais antigos da Feira de Embu das Artes. Ambos receberam certificados e tiveram as mãos impressas em um quadro produzido pelo escultor Marlon Bezerra e que ficará exposto no Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

O novo secretário adjunto de Turismo, João Rodrigues de Souza (Casquinha), demonstrou sua satisfação em fazer parte da história da Feira e não poupou elogios ao trabalho voluntário dos conselheiros: “Vocês não têm dimensão da minha felicidade em participar do Conselho Gestor e de ser coordenador da Feira, do respeito pelos expositores e da importância que isso tem na minha vida.  O conselho é um verdadeiro voluntariado, onde as pessoas se doam e raramente recebem elogios”.

A artesã Lindaurea Sá Freitas, 1ª suplente do Conselho Gestor, falou sobre a importância do Conselho: “Somos representantes de todos os expositores, o Conselho é uma ponte entre o expositor e a Prefeitura. Temos que batalhar pelo nosso espaço, em um momento onde o País passa por uma crise, o turismo é uma alavanca para o desenvolvimento da cidade e nós temos que zelar por isso”.

Lindaurea ainda falou da importância dos expositores reconhecerem o próprio valor dentro da Feira e apresentou o slogan do novo conselho: “Ação, União e Atitude é o slogan do Conselho Gestor. Eu gostaria muito que, a partir de agora, a gente possa fazer e acontecer para que a Feira permaneça por muito e muito tempo. A Feira traz movimento para essa cidade, é algo único, reconhecido internacionalmente. A nossa Feira tem artesanato, lazer, cultura, é um lugar de convivência. Vamos lutar para que o nosso espaço seja cada dia melhor”.

Os homenageados da noite não pouparam elogios à Feira e à cidade que os acolheu. Veja os depoimentos:

“Eu devo muito, primeiramente, a Deus que me deu condições de chegar aqui. Minha mãe estava doente e eu não tinha da onde tirar dinheiro, eu comecei na Feira com uma cestinha de cocada, não tinha barraca, era só o que eu sabia fazer: cozinhar. Graças a Deus deu certo e, hoje, eu conto com 17 pessoas para me ajudar, vendo meu acarajé e vem gente de outros Países experimentar. Graças a Embu das Artes”, Laura Avelino, natural de Caculé (BA).

“Eu comecei aqui no Embu, bem dizer, meio que por acaso, eu não sabia fazer nada de artesanato. Um dia enquanto eu rabiscava uma madeira, um escultor carioca perguntou se eu faria uma cabeça de índio e eu aceitei, ele gostou e encomendou 10. Daí para adiante eu não parei mais. Estou muito contente, eu nunca imaginei que iria receber essa homenagem, isso anima a gente, agora eu vou até o final dos meus tempos aqui, não vou deixar Embu de jeito nenhum”, Adelino Ramos de Oliveira, escultor, natural de Itapetininga (SP).

O evento contou com a presença do ex-secretário de Turismo, atual coordenador do Grupo de Trabalho de Finanças, Valdir Barbosa, e dos vereadores Jefferson do Caminhão e Carlinhos do Embu.

Confira aqui a relação de conselheiros.