Fala pra Gente! Pesquisa quer saber sua opinião sobre o turismo de Embu das Artes

Alex Natalino
26/12/2023 - 8:08

A Prefeitura de Embu das Artes quer melhorar o turismo da cidade e, para isso, convida o munícipe e também o turista a responder a pesquisa Fala pra gente! E não é preciso se identificar e nem fornecer os dados pessoais, basta acessar o link abaixo e preencher um questionário.

CLIQUE AQUI E RESPONDA A PESQUISA

Os dados coletados nessa pesquisa irão nortear o planejamento de ações, projetos, políticas públicas, obras e captação de recursos da Secretaria Municipal de Turismo, para o aperfeiçoamento da atividade turística de Embu das Artes nas áreas de infraestrutura, mobilidade, segurança, serviços, lazer, informação, empregabilidade, meio ambiente, preservação do patrimônio histórico, entre outras.

A iniciativa aproxima o poder público da população, que tem a oportunidade de dar visibilidade às demandas e contribuir para as decisões governamentais, engajando a sociedade civil, artistas, artesãos, comerciantes, empresários, munícipes e servidores para o crescimento turístico, cultural, econômico e social da cidade de Embu das Artes.

Faça parte dessa história, participe e ajude o turismo de Embu das Artes a ficar ainda melhor!

O que Embu das Artes tem?

Próxima da Capital Paulista, Embu das Artes ainda mantém características de cidade do interior, tendo um Centro Histórico que abriga construções com arquitetura colonial e ruas de paralelepípedos. A cidade consolidou uma reputação pela sua intensa atividade artística, com personagens, histórias e tradições, como a centenária Festa de Santa Cruz. Possui também uma vasta vegetação de Mata Atlântica no seu território.

Suas principais atrações turísticas são a internacionalmente conhecida Feira de Artes e Artesanato (tombado pelo IPHAN, protegido pelo CONDEPHAAT e considerado patrimônio cultural imaterial do estado de São Paulo) com cerca de 500 expositores e que recebe mais de 30 mil visitantes aos finais de semana; e o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, que inclui a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, uma das mais antigas e preservadas construções jesuíticas do estado (século XVIII), que reúne imagens de anjos, santos e personagens bíblicos em madeira, terracota ou em armações em roca, produzidas entre os séculos XVII e XIX.

Entre outras atrações, ainda no Centro Histórico, existe a Capela de São Lázaro, construída em 1934 pela comunidade embuense e estilizada em 1969 para ficar em harmonia com a arquitetura colonial do Conjunto Jesuítico. Já no Memorial Sakai é possível ver dezenas de peças do artista Tadakyio Sakai, um dos maiores e principais representantes da escultura em terracota no Brasil.

A cidade ainda tem ateliês, antiquários, lojas de móveis rústicos, galerias de arte e lojas de artesanato. E para quem deseja relaxar, caminhar ou praticar exercícios, há o Parque do Lago Francisco Rizzo com uma área de mais de 217.000 m².

Além desses atrativos, Embu das Artes agrega uma variedade de pousadas, hotéis, restaurantes, bares, áreas de lazer e experiências de entretenimento para crianças e adultos.