Festa de Santa Cruz: devoção e participação popular

26/05/2006 - 0:00
Festa de Santa Cruz: devoção e participação popular

A Festa de Adoração à Santa Cruz, em Embu das Artes, foi uma demonstração de participação popular e alegria coletiva, em meio aos acontecimentos que assombraram São Paulo com a briga entre facções criminosas e policiais. Realizado de 19 a 21 de maio, no Cruzeiro da Paz, junto ao Memorial Sakai, o evento reuniu moradores e visitantes numa série de apresentações que mesclaram fé, religiosidade e cultura viva por meio da música, dança, teatro e culinária relacionadas aos festejos que remontam ao século XVII, com os padres jesuítas, fundadores da cidade.

Membro da Comissão de Festejos e folião animado, Paulo Giannini, Secretário de Governo, comandou os três dias de festa ao lado de César Domiciano, diretor de Cultura. Tônia de Embu, coodenadora do Memorial Sakai e adoradora antiga, esteve presente em todas as etapas de organização da festa. A procissão abriu o evento, vinda do Centro Cultural, no Largo 21 de abril, A primeira noite teve Dança de Adoração à Santa Cruz com as Irmãs Cachoeira, coordenada por dona Elísia e suas nove filhas, e grupo de jovens adoradores. Pessoas da comunidade também cantaram e dançaram. Os festeiros rezaram diante da Santa Cruz, beijaram a Santa Cruz e acenderam velas. Aos 97 anos, Dona Elísia, a mais antiga adoradora, dançou, segundo ela diz, por devoção. Ela dança desde os 10 anos de idade e afirma que nunca deixou de participar. Um ensaio aberto no dia 6 de maio, no Memorial Sakai já reunira a comunidade para confeccionar bandeirinhas e flores de papel utilizadas na decoração do pátio e do cruzeiro, além de músicos e adoradores para ensaiar as danças.

A programação artística reuniu nomes conhecidos da cultura de raiz, como Teo Azevedo, os emboladores Peneira e Sonhador, grupos de adoradores de Embu, Carapicuíba, Cotia, Itapecerica da Serra, São Bernardo do Campo e atrações locais, como o Teatro Popular Solano Trindade e o músico Carlos Caçapava, apresentando a dança Cacuriá. Também se apresentaram, a Sociedade Amigos de Violeiros de Embu (SAVE), Valdeck de Garanhuns, com seu Teatro de Mamulengos, e o Coral Municipal Cantares ao Meu Povo.

Estiveram presentes, o vice-prefeito, Roberto Terassi; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Cleuza Gomes; os secretários municipais, Rosimary Mendes de Matos, da Educação, Renato Gonda, do Turismo, Selma Fernandes, da Cidadania e Assistência Social, Helton Rodrigues, de Obras, Tenente Dirceu, da Guarda Municipal; a presidente da Câmara Municipal, Maria das Graças; e os vereadores Manoel Raymundo e Clidão.

Folia do Boi
Os 80 alunos da Escola Municipal Mauro Ferreira constituíram espetáculo à parte, com a Folia do Boi. Com o objetivo de levar a cultura popular para dentro da escola, o projeto é da Secretaria Municipal de Educação, com assessoria dos pesquisadores Raquel Trindade e Tiãozinho do Maranhã. A Folia do Boi é trabalhada em seis escolas do município, envolvendo alunos, professores e pais, que confeccionam as roupas e o próprio boi. O material é cedido pela escola e coordenado por Ivo Amorim, pesquisador e realizador do projeto.