Festa tradicional mobiliza comunidade de Embu das Artes

05/05/2006 - 0:00
Festa tradicional mobiliza comunidade de Embu das Artes

A Festa de Adoração à Santa Cruz, em Embu das Artes, está entre as mais importantes manifestações folclóricas paulista e reúne milhares de devotos e festeiros para organizar e curtir a festa em 2006. Neste ano, a festa acontece de 19 a 21 de maio, no Cruzeiro da Paz, que fica junto ao Memorial Sakai (Rua Rebolo Gonzáles, 185, no Jardim Sílvia, Embu das Artes – telefone: 4241-5993). O evento reúne uma série de apresentações que mesclam fé, religiosidade e cultura viva por meio da música, dança, teatro e culinária relacionadas aos festejos iniciados pelos padres jesuítas a partir do século XVII.

Os festeiros rezam diante da Santa Cruz, ajoelhados ou não, beijam a Santa Cruz, acendem velas, cantam e dançam em adoração à Santa Cruz. Na tradicional Festa de Santa Cruz de Embu há a participação de famílias tradicionais, como as irmãs Cachoeira (dona Elísia, a mais antiga adoradora, está com 96 anos de idade e ainda dança) que, inclusive, fazem a formação de jovens adoradores. Um ensaio aberto no dia 6 de maio, a partir das 15h, no Memorial Sakai (rua Rebolo Gonzales, 185 – Cercado Grande), reunirá a comunidade para confeccionar bandeirinhas e flores de papel que serão utilizadas na decoração do pátio e do cruzeiro, além de músicos e adoradores para ensaiar as danças.

A programação artística reunirá nomes conhecidos da cultura de raiz, como Teo Azevedo, os emboladores Peneira e Sonhador, grupos de adoradores de Embu, Carapicuíba, Cotia, Itapecerica da Serra, São Bernardo do Campo e atrações locais, como o Teatro Popular Solano Trindade e o músico Carlos Caçapava, apresentando a dança Cacuriá.

Os festejos têm inicio às 18h do dia 19 de maio com um procissão que vai do Centro Cultural Embu das Artes, no Largo 21 de abril, até o Memorial Sakai, ao lado do Cruzeiro da Paz de Embu. A festa prossegue nos dias 20 e 21 de maio, sempre a partir das 15 horas.

Informações sobre a programação completa podem ser obtidas por telefone através do Disk Serviços da Prefeitura de Embu: 0800-7730005 ou pelo site www.embu.sp.gov.br

Confira a programação:
19/05 – Sexta Feira
18h – Procissão (saída do Centro Cultural) até o Cruzeiro
18h40 – Dança de Adoração da Santa Cruz – Embu – Dança de Adoração Jovens Jardim Santa Clara / Marajoara
19h40 – Folia de Reis de Cotia
20h30 – Sociedade Amigos de Violeiros de Embu (SAVE)
21h30 – Fatel e Forro Temperado
Queima de Fogos

20/05 – Sábado
16h – Folia do Boi – Escola Municipal Mauro Ferreira
17h – Adoradores Jovens Santa Cruz – Escola Municipal Mauro Ferreira