Folia de Reis abençoa Memorial Sakai

06/01/2006 - 0:00
Folia de Reis abençoa Memorial Sakai

A saudação ao presépio do Memorial Sakai pelo Grupo de Folia de Reis de Santa Clara, no dia 5 de janeiro, marcou a comemoração de aniversário de 92 anos de nascimento do ceramista Sakai de Embu. E os moradores vizinhos saíram nas sacadas de suas casas para assistir ao cortejo da Folia, a entrega da bandeira ao Secretário de Turismo, Renato Gonda, e a Tônia de Embu, coordenador do Memorial Sakai, e à cantoria pedindo licença para entrarem na casa. Os três Reis Magos rezaram ajoelhados em frente ao presépio feito pelos alunos do memorial. Em um dos trechos da música, pediram "consolo para quem está triste e cura para quem está doente".

Mas, por que festejar com a chegada da folia – Segundo Tônia de Embu, porque os artistas populares em cerâmica pelo menos uma vez na vida fizeram presépio, devido à tradição católica dos brasileiros. Sakai fez vários durante toda sua vida. O Mestre da Folia, Sérgio Machado, comandou os foliões que abençoaram uma mesa de comidas e frutas, saudando a chegada do menino Deus e pedindo um ano de abundância para todos. A Folia de Reis do Santa Clara foi fundada em 1982 pelo falecido Sílvio Albano da Silva. Hoje, ela é comandada por sua filha, Débora, juntamente com outros membros da família e amigos do bairro de Embu das Artes.

O Memorial Sakai de Embu reúne dezenas de peças do artista Tadakyio Sakai, um dos maiores e principais representantes da escultura em terracota no Brasil, respeitado por sua criação e pela originalidade de sua obra. Com monitores, o espaço leva o visitante a conhecer aspectos da vida de Sakai, seus prêmios, alunos e admiradores. "Todos os artistas de Embu das Artes que se identifiquem com a cerâmica estão convocados a fazer um baixo-relevo para afixarmos do lado de fora do memorial", convidou Tônia.

Em uma área de 400 metros quadrados, o Memorial é um espaço cultural que, além do museu com obras do mestre e de seus alunos, tem exposições periódicas de outros artistas plásticos. E onde funciona uma escola de cerâmica e esculturas em terracota, gratuita, cujo objetivo é descobrir novos talentos. Atualmente, possui 30 alunos e está aberta a novas inscrições.