Fundo Social continua as entregas da Campanha do Agasalho 2015

08/06/2015 - 0:00
Fundo Social continua as entregas da Campanha do Agasalho 2015

A Campanha do Agasalho 2015 do Fundo Social de Solidariedade  continua realizando entregas nos bairros da cidade. No dia 8/6, foi a vez a Associação Crisálida, parceira do Governo Municipal e no espaço do padre Pierre, da Paróquia Santa Tereza de Jesus e São João da Cruz, ambos no Jd. Santa Tereza. Além das peças de roupas, cada família recebeu um cobertor .

“Essa é uma ação muito importante pois sabemos quantas famílias são beneficiadas pela Crisálida. É bom também que as pessoas procurem os Cras para se cadastrar, pois assim facilita a participação nessas ações do Fundo”, falou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Daniela Santos de Almeida Brito.

A presidente da Crisálida, Cremilda Maria da Conceição, agradeceu a presença de Daniela: “Sempre que busco auxílio no Fundo, sou atendida”. A coordenadora do Cras Jd. Tereza/Casa Branca, Cileni Gaspar, também participou do evento.

Também estiveram presentes as representantes do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam), Tatiane Gomes, coordenadora de Responsabilidade Social da empresa e Flávia Vieira, assistente social: “Nas cidades onde há um trabalho na área médica do Cejam, procuramos participar de ações como esta. É importante comparecer a esses eventos, pois vemos o tamanho do trabalho do Fundo Social”, disse Tatiane.

Auxiliando a quem precisa

A Campanha do Agasalho tem como objetivo ajudar as famílias menos favorecidas a enfrentar o inverno com dignidade e calor humano. Todas as famílias beneficiadas com as roupas, calçados e cobertores tem o Cadastro Único (CadÚnico) e são atendidas pelo Cras.

A dona de casa Gislene Silva, 32, tem dois filhos e estava em busca de roupas para as crianças: “Elas perdem  tudo muito rápido, quero achar calças e blusas de frio para eles”.

Seu Marcos da Silva, 58, estava contente. Havia enchido duas sacolas com roupas e já estava na fila para pegar o cobertor: “acho que para esse ano, isso já basta”.

Miriam de Almeida, 38, também estava a procura de roupas para os filhos: “A campanha do Agasalho ajuda muito. É a segunda vez que venho”, disse.

Marli Gomes da Silva, 35, também saiu com uma grande sacola de roupas: “Sempre as roupas estão limpinhas. Só não tem muito sapato”, afirmou.

Desfile social

No dia 26/6, haverá o Desfile Social Quatro Estações, realizado com roupas doadas pela Campanha e organizado pelo Fundo de Solidariedade de Embu das Artes através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional. O desfile será no Centro Cultural Valdelice, às 18h, com a participação do pessoal das associações dos bairros, alunos dos cursos artesanais oferecidos pelo Fundo, voluntários das empresas parceiras e funcionários da prefeitura.

Para saber mais, ligue para o Fundo Social: (11) 4241-7205

A Campanha

A Campanha do Agasalho de Embu das Artes já beneficiou quase 100 mil pessoas desde 2009, com aproximadamente 1 milhão de peças de roupas e pares de sapatos. A iniciativa tem o apoio de mais de 50 parceiros entre empresas e comércios da cidade.

No entanto, muitas roupas e sapatos que chegam para o Fundo estão em péssimas condições. Segundo a coordenadora da Campanha, Germana Rezende, este ano mais de 10 sacos de lixo de 100 litros foram dispensados com roupas sujas, com mofo, furos e rasgos, além de sapatos sem par, descolando e quebrados. “As pessoas tem que ter consciência e doar apenas aquilo que ainda dá realmente para usar. Isso tudo tem que ir para o lixo, infelizmente”. As entregas continuam até o dia 16/6.

A Associação Crisálida foi fundada em 2005 na própria casa de Cremilda. Hoje a Associação funciona em um imóvel alugado e atende mensalmente mais de 40 famílias entre cursos, oficinas e participantes de movimentos de moradia. “Meu maior sonho é ter uma sede própria para a Crisálida, sem ter que pagar aluguel”, finaliza.