Fundo Social entrega certificados de cursos artesanais para 173 pessoas

04/12/2015 - 0:00
Fundo Social entrega certificados de cursos artesanais para 173 pessoas

O auditório do Centro Cultural Mestre Assis do Embu esteve cheio, não somente de pessoas mas, também de alegria e esperança, na entrega de certificados dos cursos artesanais oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional. O evento ocorreu sexta-feira, 4/12, e reuniu, além das 173 alunas, autoridades e representantes de associações comunitárias.

Os cursos artesanais têm por objetivo reunir a comunidade, propiciar a socialização entre as pessoas e ser uma opção de renda extra, além de funcionar como terapia ocupacional. Eles ocorrem em diversos bairros do município, entre as opções de cursos estão: vagonite, ponto cruz, tapeçaria, hardanger, trançado em fita, patch aplique, iniciação ao corte e costura, modelagem e pintura em tecido.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Daniela Brito, parabenizou professoras, entidades e alunas envolvidas nos cursos e aproveitou a oportunidade para anunciar a expansão dos cursos pela cidade. Segundo ela, em 2016 os cursos terão um novo formato, passando a atender ainda mais pessoas. Outra novidade que entusiasmou as participantes é a Escola de Panificação que tem previsão para começar a operar em 2016.

Prefeito também parabenizou os envolvidos, lembrou o carinho com que os cursos são desenvolvidos e falou sobre o poder transformar do conhecimento: “Todos esses cursos foram pensados com muito carinho pela equipe do Fundo Social que sempre pensa em fazer o melhor para vocês. Eu vi pessoas falando que já fizeram dez cursos e, não tem problema, se tem algo que não ocupa espaço é conhecimento, quanto mais melhor. Ano que vem o Fundo Social fará cursos em muito mais bairros e formará muito mais pessoas, cursos mais rápidos, porém com a mesma qualidade. Cursos com objetivos de capacitar as pessoas, para que a partir da aprendizagem elas possam caminhar com as próprias pernas. Agarrarem essa oportunidade”.

A secretária de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Roberta Santos, também esteve presente e lembrou a missão do governo de transformar a vida das pessoas para melhor: “Hoje é um dia muito importante para vocês e para a gente também, estamos cumprindo o nosso papel de qualificação e geração de renda. Esse não é um simples certificado, ele deve abrir porta para vocês, porque o trabalho de um Governo só é valido se ele ajuda a transformar a vida das pessoas”.

Assim como as alunas do curso de corte e costura e modelagem, que foram ao evento vestidas com peças confeccionados por elas próprias, Daniela Brito vestiu uma saia confeccionada pela aluna Demailda Sousa Terra que há 8 meses frequenta os cursos de modelagem e de pintura em tecido na sede do Fundo Social.  Segundo a professora Maria Carminha Correa, conhecida como Carmem, Demailda é uma aluna muito aplicada e vem demonstrando grande evolução: “Ela é uma ótima aluna, não sabia quase nada de pintura e costura, hoje está 100%, ela é muito aplicada”.

Os cursos artesanais têm duração de 3 a 8 meses e são ministrados em Associações de Bairro e no próprio Fundo Social de Solidariedade (Siqueira Campos, 100, Centro). Todo o material é fornecido pelo Fundo Social de Solidariedade. Inscrições para cursos 2016 ocorrerão a partir de fevereiro. Informações: 4241-7205

Ouça os depoimentos de algumas alunas sobre os cursos:

Efigênia Virginia Ribeiro, aluna de corte e costura, iniciou a formação com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos:

Sebastiana Vieira da Silva, aluna de pintura em tecido, superou o medo e a Síndrome do Pânico com as aulas de Pintura:

Laura Aparecida da Costa, aluna de costura e pintura em tecido, encontrou no curso a oportunidade de interagir com outras pessoas:

Também compareceram à cerimônia de entrega de certificados os vereadores Rosana Almeida e Clidão do Táxi.