Fundo Social forma 166 em cursos artesanais

04/12/2014 - 0:00
Fundo Social forma 166 em cursos artesanais

“Ser costureira sempre foi um sonho pra mim, estou emocionada por estar com meu diploma na mão. Via minha mãe costurando e queria muito aprender. Fazer o curso me abriu portas. Hoje, tenho quatro máquinas de costura e consigo trabalhar em casa fazendo pequenos consertos, enquanto cuido do meu filho deficiente. Para mim, esse curso foi uma terapia”.

Chorando muito, Josefa Martins, 56, moradora do Jardim Marina, formou-se com outros 165 alunos dos cursos artesanais ocupacionais, oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional. A entrega dos certificados aconteceu dia 4/12, no Centro Cultural Mestre Assis.

“Só tenho a agradecer às professoras por tanta dedicação. Para quem participa, esse apoio é fundamental, pois as pessoas podem aprender um novo ofício”, falou a presidente do Fundo, Daniela Santos de Almeida Brito.

Segundo a secretária interina de Assistência Social, Roberta Santos, qualquer pessoa pode e deve fazer os cursos, mas a prioridade são as pessoas indicadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “As pessoas enfrentam muitas dificuldades para fazer os cursos. Muitos não têm com quem deixar os filhos, que acabam acompanhando os pais. Mas eles não desistem, pois querem aprender um novo ofício”, esclareceu a secretária.

A aluna Zuleica de Oliveira, 38, moradora do São Marcos, disse que já conhecia um pouco de corte e costura: “Na segunda aula, já estava costurando. Adorei fazer o curso, mas acho que uma vez por semana é pouco. Com certeza, vou fazer o próximo módulo, com certeza”.

“Fico muito feliz em ver os alunos progredindo, é demais! Fico emocionada! Eles podem ter a dificuldade que for, mas não faltam”, contou a professora de corte e costura Ana Lúcia Gonçalves. Ela leciona na Associação dos Moradores do Jardim Independência (Asmoreji) e na Associação do Pq. Pirajuçara.

Terapia

Os cursos têm por objetivo reunir a comunidade, socializar pessoas na troca de experiências, funcionando também como terapia ocupacional, além de proporcionar a possibilidade de geração de renda. Em diversos bairros do município, são oferecidos cursos de boneca, tricô, crochê, vagonite, ponto cruz, tapeçaria, hardanger, trançado em fita, patch apliquê e corte e costura. Todo o material é fornecido pelo Fundo Social de Solidariedade. A partir de março de 2015 serão divulgados os locais dos próximos cursos e as datas de inscrições.