Fundo Social leva doações aos abrigos da cidade

03/09/2015 - 0:00
Fundo Social leva doações aos abrigos da cidade
Acessibilidade

Na manhã de quinta-feira, 3/9, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Daniela Santos de Almeida Brito, juntamente com a sua equipe, percorreu casas de acolhida para crianças e adolescentes, para a entrega de roupas doadas pelo parceiro BBB Outlet.

Os centros de acolhimentos, nome dado aos antigos orfanatos, são responsáveis por receber desde recém nascidos até jovens de 17 anos, de ambos os sexos, encaminhados pela Vara da Infância e Juventude e Conselhos Tutelares, por terem seus direitos violados ou por estarem em situação de vulnerabilidade social e/ou familiar.

Além de fornecer condições básicas de sobrevivência como abrigo e alimentação, as casas de acolhimento realizam trabalho de resgate de vínculos sociais, auto-estima e construção de novas perspectivas.

Só nessa manhã foram entregues mais de 160 peças de roupas novas, 3 kits bebê e calçados, aos 37 jovens abrigados nas instituições: Centro Educacional à Criança e ao Adolescente (Ceca), Abrigo Institucional Toca da Coruja e Casa de Acolhida Alegria e Esperança.

Durante essa semana, outras 45 peças de roupas foram doadas a um grupo de dança, vinculado à Secretaria de Cultura, e 122 brinquedos ao Recanto da Fraternidade.

Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Daniela Santos de Almeida Brito, a ação é também uma prestação de contas: “Criança cresce muito rápido, tem essa necessidade de estar recebendo roupas. É importante mostrar a entrega das doações, para que quem doou saiba que a doação está indo para quem mais precisa. A solicitação das entidades e associações é constante e nós só conseguimos atendê-los através de ajuda e dessa parceria com as empresas”.

Mais um caso de solidariedade

Luciano dos Santos Sampaio pai de quatro filhos, entre eles, Pedro Henrique (9), portador de Distrofia Muscular de Duchenne (doença degenerativa), recebeu das mãos da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Daniela Brito, uma televisão de LED, de 32 polegadas.

O aparelho adquirido com recursos do Bazar da Solidariedade será rifado entre os médicos que acompanham Pedro, no Hospital das Clínicas (HC), e o dinheiro revertido em prol das necessidades do menino, que sonha com uma cadeira de rodas motorizada, equipamento que além de suprir suas necessidades, garantiria maior autonomia.

Em breve, a história de Pedro também estará disponibilizada em uma plataforma colaborativa, para que todos possam conhecer melhor a Distrofia Muscular de Duchenne e, aqueles que se sensibilizarem, possam contribuir com o seu tratamento.

Todos podem ajudar

O censo do Governo Federal aponta para a existência de 36 mil crianças em abrigos pelo País, dessas 56% são meninos, 66,7% são negros e pardos, 76,5 % têm mais de dez anos de idade e, apenas, 15% delas estão aptas à adoção.

Empresários e/ou munícipes que tenham interesse em contribuir com doações, podem realizá-las por meio do Fundo Social de Solidariedade ou diretamente nas instituições. Ouça a mensagem das coordenadoras:

Angélica Alencar, coordenadora do Centro Educacional à Criança e ao Adolescente (Ceca), contato: (11) 4241-9616

Rose Gattinger, coordenadora do Abrigo Institucional Toca da Coruja, contato: (11) 4203-1241

Irmã Camila, coordenadora da Casa de Acolhida Alegria e Esperança, contato: (11) 4241-8731

----
Compartilhe nas redes sociais