Fundo Social realiza mais duas doações

23/02/2016 - 0:00
Fundo Social realiza mais duas doações

Os olhos do pequeno Leonardo Bonelli brilharam ao ver a pequena cadeira de banho. O garoto de 9 anos nasceu com mielomeningocele, também conhecida como espinha bífida aberta, uma malformação congênita da coluna vertebral da criança em que as meninges, a medula e as raízes nervosas estão expostas. A entrega da cadeira de banho e de mais um par de palmilhas adaptadas para outro menino, aconteceu hoje, 23/2 na sede do Fundo Social de Solidariedade, no centro da cidade.

Leonardo faz tratamento desde o nascimento na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e ainda tomava banho sentado num balde. “A médica da AACD disse que ele precisava dessa cadeira especial para poder se equilibrar melhor. Procurei o Fundo Social de Solidariedade que prontamente conseguiu para ele. Estou emocionada, agradeço de coração”, disse a mãe do menino, Tânia dos Santos, moradora do bloco 7 do Residencial São Marcos/Baviera, do programa Minha Casa, Minha Vida, construído em parceria com a Prefeitura e que possui acessibilidade.

“O Fundo Social busca auxiliar a pessoas que estão em extrema vulnerabilidade e que muitas vezes deveriam ser atendidas pelo Estado. Através do nosso bazar e de parcerias com empresários, conseguimos adquirir os itens para atender essas duas crianças”, disse a primeira dama e presidente do Fundo Social, Daniela Santos de Almeida Brito.

Alex Martins de Souza tem paralisia cerebral atáxica, um conjunto de desordens permanentes que afetam o movimento e postura. Os sintomas ocorrem devido a um distúrbio que acontece durante o desenvolvimento do cérebro, na maioria das vezes antes do nascimento. Contudo, o menino, que apenas balbucia algumas palavras, é muito sorridente e simpático, ganhando a todos na sede do Fundo.

Hoje, aos 6 anos, o pequeno  é atendido através do projeto Desenvolver, na UBS Independência, que faz parte do Programa Saúde da Criança, realizado em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e tem o apoio da ONG Amigos do Projeto Desenvolver. “A fisioterapeuta do projeto solicitou um par de palmilhas especialmente adaptadas para o Alex, pois isso irá ajudá-lo a caminhar com mais segurança”, afirmou Crisleine Souza, 35, mãe do garoto e que mora no Jd. Naiara.

Fundo Social de Solidariedade

O Fundo Social de Solidariedade realiza uma série de atividades que beneficiam centenas de munícipes. Seu objetivo é fazer a captação de recursos e investir em projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população. Entre as principais ações desenvolvidas pelo Fundo Social ao longo do ano estão a Campanha do Agasalho e o Natal Sem fome.

Em 2015, sete toneladas de alimentos foram arrecadadas e distribuídos para 1.170 através de 50 entidades parceiras. Além das doações de órteses, bengalas e de cadeiras de rodas, o Fundo também faz doações para abrigos (roupas, alimentos, móveis), brinquedos para as brinquedotecas, realiza cursos de qualificação profissional (manicure e pedicure, bordado, patchwork, bordado, pintura em tecido, corte e costura, trico, dentre outros), mutirões, capacitações e oficinas para idosos, e apóia o empreendedorismo feminino.

Com informações no site minhavida.com.br