Fundo Social realiza mais entregas na cidade

12/05/2016 - 0:00
Fundo Social realiza mais entregas na cidade

De prótese nova, Jefferson Santos, 21, era só sorrisos: “Estou muito feliz, acho que agora vou conseguir andar melhor”. Ele e mais duas pessoas receberam órteses e muletas hoje, 12/5, na sede do Fundo Social de Solidariedade, pelas mãos da presidente da entidade, Daniela Santos de Almeida Brito. Jefferson teve um aneurisma aos 7 anos, seguido de uma meningite, o que lhe causou uma paralisia de grau moderado. “Ele é esforçado, tenho certeza que agora ele vai andar com um pouco mais de facilidade”, disse a mãe do garoto, Jocélia dos Santos.

“As entregas do Fundo Social são feitas juntamente com a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional. A pessoa vai até o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e lá é identificada a necessidade de uma órtese, uma cadeira de rodas, e as condições financeiras da família. A Secretaria de Saúde também é parceira pois analisa as necessidades de cada um”, disse Daniela, que lembrou que o Fundo Social é ajudado, muitas vezes, por empresários da cidade, que reconhecem o trabalho realizado e essa ação acaba se tornando uma rede de solidariedade.

Dona Aparecida Varjão Silva, mora no Jd. Independência e veio pegar um par de muletas para seu irmão, Edivaldo Varjão, que sofreu amputação de alguns dedos dos pés há 40 dias: “Sempre pedimos para que ele parasse de fumar, mas infelizmente precisou chegar a esse ponto para ele tomar uma atitude. Agradeço demais o Fundo Social por entregar essas muletas para meu irmão”.

Odilon Santana dos Santos, 45, mora no Valo Verde e teve paralisia infantil aos 8 meses de idade. Desde um ano, utiliza órteses para poder caminhar e pilotar a sua moto adaptada: “Isso é muito bom. Agradeço ao Fundo Social e à Prefeitura por realizarem esse trabalho maravilhoso em toda a cidade”, contou.

Fundo Social de Solidariedade

O Fundo Social de Solidariedade realiza uma série de atividades que beneficiam centenas de munícipes. Seu objetivo é fazer a captação de recursos e investir em projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população. Entre as principais ações desenvolvidas pelo Fundo Social ao longo do ano estão a Campanha do Agasalho e o Natal Sem fome.

Em 2015, sete toneladas de alimentos foram arrecadadas e distribuídos para 1.170 através de 50 entidades parceiras. Além das doações de órteses, bengalas e de cadeiras de rodas, o Fundo também faz doações para abrigos (roupas, alimentos, móveis), brinquedos para as brinquedotecas, realiza cursos de qualificação profissional (manicure e pedicure, bordado, patchwork, bordado, pintura em tecido, corte e costura, trico, dentre outros), mutirões, capacitações e oficinas para idosos, e apóia o empreendedorismo feminino.