Gepad inicia formaturas com entrega de certificados a estudantes da Escola Municipal Reynaldo da Gama

Daniela Karin
15/09/2023 - 16:20

A tarde de quinta-feira, 14/9, foi especial para os alunos da Escola Municipal Reynaldo Ramos de Saldanha da Gama, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. A comunidade escolar se reuniu na quadra da unidade para acompanhar a formatura das turmas do 4º e 5º ano do ensino fundamental, que participaram das palestras ministradas pelo Grupo de Educação e Prevenção às Drogas (Gepad) – programa da Guarda Civil Municipal (GCM), vinculada à Secretaria de Segurança Pública de Embu das Artes.

As amigas Nathally Fagundes, Yasmin Gabrielly, Alicia Pereira e Vitória Dantas, do 5º ano A, estavam empolgadas e relembraram a atividade do Gepad realizada em sala de aula, quando foram perguntadas sobre a profissão que gostariam de seguir. Nathally quer ser veterinária, Yasmin e Alicia, professoras, e Vitória, cozinheira.

Para que essas alunas e todos os estudantes atinjam seus objetivos pessoais sem desviar o caminho, o Gepad realiza um trabalho de conscientização sobre os perigos das drogas. Durante o evento, as estudantes se juntaram ao grupo que apresentou ao púbico uma coreografia com a música Amarelo, Azul e Branco, gravada por Anavitória.

As formaturas seguem nas escolas Elza Marreiro, Valdelice Prass e Azteca, totalizando 1.500 estudantes atendidos. Desde 2007, por meio dos Projetos Luz e Educafan, mais de 106 mil alunos foram atendidos.

“Aqui em Embu das Artes nós seguimos firmes no combate às drogas e vocês agora são multiplicadores dessa luta, para ter um futuro melhor e poder desfrutar de todas as coisas boas da vida”, ressaltou o vice-prefeito Hugo Prado, que prestigiou o evento e fez a entrega simbólica do certificado a aluna Ana Luiza Conceição. O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Embu das Artes, William Ferreira, afirmou que o Gepad é um dos pilares da Secretaria de Segurança Pública e ressaltou às crianças que elas podem ser e chegar onde quiserem.

A gcm Shirley Souza, coordenadora do Gepad, enfatizou a importância da presença dos pais na formatura. “Tenham certeza que os seus filhos nunca vão se esquecer desse momento. Eles ficam tristes quando vocês não vêm. Esse diploma é o primeiro de muitos que vocês ainda vão receber”, falou. Darlene Vieira, coordenadora geral da Secretaria de Educação, afirmou que, com a ação, foi plantada uma sementinha e desejou que os alunos sempre busquem escolher a vida, assim como o grito de guerra do Gepad: Diga sim à vida! Diga não às drogas! Gepad é prevenção!

Participaram do cerimonial: Moyses Barbosa (inspetor da GCM), Daiane Zunhiga (gerente setorial de programas e projetos da Secretaria de Educação), Fabio Freitas (supervisor da Secretaria de Educação); da Escola Reynaldo, Renata da Silva (diretora), Simone Melo (diretora-adjunta) e Wanderley Filho (coordenador). Representando a GCM de Osasco, o inspetor regional Itiberê Henrique.

A equipe do Gepad é formada pelos gcms Souza, Lima, Adriana, Fábio, Sampaio e Renata (Administrativo).