Gestores de prédios públicos vão ajudar no combate ao Aedes aegypti

12/02/2016 - 0:00
Gestores de prédios públicos vão ajudar no combate ao Aedes aegypti

A pedido do prefeito Prefeito, Secretaria da Saúde organizou, dia 12/2 no Centro Cultural Valdelice, uma reunião com servidores representantes dos 115 equipamentos públicos da cidade. O objetivo é tornar todos os funcionários da prefeitura agentes de combate ao Aedes aegypti. A ação está em consonância com a determinação do Governo Federal de se realizar forças-tarefa no combate ao mosquito. E além disso, será lei no município: quem tiver criadouro de dengue em casa ou no quintal, será notificado, e os reincidentes, multados. Aproximadamente 200 pessoas participaram da reunião.

“Infelizmente a grande maioria dos criadouros está nas casas. O município tem responsabilidade e está fazendo sua parte, porém existe a co-responsabilidade cidadã, que chama aos moradores para fazer a sua parte. Queremos formar um grande ´exército´, com comprometimento para combater o mosquito nas suas unidades e no entorno. Não esqueço um caso de uma senhora que, ao encontrar o prefeito, reclamou que havia contraído dengue. O prefeito nos informou o ocorrido. Mandamos uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) até a residência, e para nosso espanto havia vários criadouros lá”, disse a secretária de Saúde Sandra Magali Fihlie.

O secretário de Assuntos Jurídicos, Francisco Iderval Teixeira Jr., explicou como a legislação será aplicada: “Os agentes já tinham suas ações regulamentadas por decreto, porém, infelizmente, isso não bastou, foi necessário criar uma penalidade para que algumas medidas fossem realmente cumpridas e levantando a questão sobre o ingresso compulsório em residências com possíveis criadouros”, falou. A lei regulamenta as ações e as penalidades que poderão ser aplicadas a partir da sua aprovação na Câmara, o que deve acontecer na próxima quarta-feira (17/2).

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Célia Medina, apresentou, em slides, tudo sobre as doenças e solicitou a quem participou da reunião repassar as informações em seus locais de trabalho: “Esse será um pacto, pois agora devemos repassar todas as informações para as nossas equipes. Além disso, cada local terá dois funcionários que serã responsáveis por eliminar todos os focos de criadouros do equipamento público e irá idealizar ações para a grande ação do dia 27/2, que será realizada por toda a cidade”.

“Estamos adequando nosso material de divulgação, acrescentando informações sobre o zika vírus que ainda não estava até o ano passado”, disse a secretária de Comunicação Social, Cristina Santos, durante a explicação do plano de comunicação no combate ao mosquito. E a partir deste mês os boletins da dengue serão retomados. Este é um importante instrumento de informação para a população de Embu das Artes. Até 12/2 foram notificados 30 casos, sendo que 6 já foram descartados e 24 estão em andamento.

Cuidando da casa

As equipes do Centro de Controle de Zoonoses e os agentes de saúde da cidade estão trabalhando para que o mosquito não se reproduza. As equipes não param em nenhum momento do ano. Eles visitam imóveis especiais a cada 3 ou 6 meses (áreas de grande circulação de pessoas): prefeitura, shoppings, supermercados, escolas, UPA, P.S´s, etc., todos previamente cadastrados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e os pontos estratégicos a cada 15 dias (aqueles que oferecerem maior risco): desmanches, depósitos de veículos, centros de reciclagem e os cemitérios.

Casos suspeitos, assim que chegam a um dos pronto-socorros, são notificados e passados para a vigilância epidemiológica (VE). Em seguida, a VE avisa o CCZ que realiza uma busca ativa no local e num raio de 200 metros onde a pessoa possivelmente foi picada. Para denunciar focos do mosquito, ligue: 0800 7730 005.

Luta nacional

A presidente Dilma Rousseff  e o ministro da Saúde, Marcelo Castro, assinaram Medida Provisória que determina o combate ao mosquito a fim de evitar a proliferação de casos. A medida foi publicada no Diário  Oficial de 1/2.

A MP prevê que agentes de saúde poderão forçar a entrada em imóveis públicos ou particulares – mesmo quando o dono não for localizado e em lugares abandonados. Além disso, os agentes poderão chamar a polícia quando julgarem necessário para entrar em um local com suspeita de criadouro.

Dados do início do mês, divulgados pelo do Ministério da Saúde apontam que mais de 10 milhões de domicílios foram vistoriados por agentes de saúde e por militares das Forças Armadas para combate ao Aedes aegypti – o que representa 22% dos 49,2 milhões de imóveis previstos na ação.

Veja aqui o Programa Municipal de Controle da dengue, chicungunya e zika