Grupo percorre trilha da “Rota dos Mananciais”

05/09/2016 - 0:00
Grupo percorre trilha da “Rota dos Mananciais”

No domingo (4/9), a Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, fez com um grupo de ciclistas a primeira prospecção em trecho embuense do projeto “Rota dos Mananciais” que prevê a formalização de um circuito de trilhas com 350km de extensão abrangendo 8 cidades (Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Taboão da Serra, Embu Guaçu, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Cotia e Vargem Grande Paulista).

Partindo do Parque Francisco Rizzo, em Embu das Artes, o grupo composto pelos secretários municipais Régis Pires (Turismo), Francisco Iderval (chefe de Gabinete), além do idealizador Michael Richard G. Kuzolitz, do empresário Amadeu de Almeida, dos servidores públicos Rodrigo Guimarães e Shirlei Guimarães e ciclistas, percorreu 50km de trilha em pleno contato com a natureza, riachos, corredeiras e muito ar puro, passando por Itapecerica da Serra até a represa Morro Grande, no município de Cotia.

A ideia do Projeto Executivo da “Rota dos Mananciais” é apresentar uma programação conjunta em parceria com as 8 cidades, articulado pelo Consórcio Intermunicipal do Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), para um roteiro de mountain bike e trekking (atividade física de caminhada em trilhas naturais), tendo as prefeituras como facilitadoras e fiscalizadoras das atividades a um baixo custo. A intenção é oficializar e organizar uma rota que, informalmente, já existe e é frequentada por motociclistas, ciclistas e pedestres.

O projeto prevê a implantação de placas de sinalização, postos de atendimento, onde ocorrerão credenciamento de quem ingressar no circuito, com identificação e cadastro, e um certificado para o usuário que completar os 350km do percurso. Um aplicativo baseado em ferramentas já existentes como Waze e Google Earth está previsto.

"Entre os resultados positivos que pode gerar, a Rota deverá fortalecer o turismo sustentável, estabelecer estrutura, segurança e serviços de socorro aos praticantes e estimular a economia local e comunitária, como hotéis, restaurantes e comércios locais", disse o secretário de Turismo, Régis Pires, que ainda revelou o deslocamento de uma comitiva ao local para fazer o reconhecimento do trajeto completo a ocorrer em breve, com data ainda a ser definida.