Haddad indica representante para canalização do Pirajuçara

29/08/2014 - 0:00
Haddad indica representante para canalização do Pirajuçara

Para apresentar o andamento do projeto para canalização do córrego Pirajuçara e solução habitacional para as famílias que vivem em situação de risco na região, o prefeito Prefeito mais o seu chefe de Gabinete, Gera Juncal, e os movimentos sociais por moradia se reuniram na quarta-feira (27/8) com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, em seu gabinete. O vereador Antonio Donato participou do encontro.

Após o relato da comitiva, Haddad designou seu secretário de Obras, Roberto Garibe, para representar São Paulo no Grupo de Trabalho (GT) que irá criar o cronograma de obras do projeto. “É importante traçar uma ação conjunta para realizar transformações de grande impacto para a população”.

Esse GT será composto por representantes da Secretaria da Habitação, Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e Sabesp, e ainda terá a participação das prefeituras de Embu das Artes (representada pelos secretários Gera Juncal e José Ovídio), São Paulo e Taboão da Serra.

Os recursos provenientes do PAC já foram disponibilizados pelo Governo Federal (R$ 80 milhões), e o projeto de saneamento e a canalização do córrego Pirajuçara será executado pela Sabesp, por meio do DAEE, que assinou convênio com o Governo Federal. Os trabalhos do trecho 1 (Taboão da Serra) foram iniciados e a expectativa é pelo início das obras nos trechos 2 e 3 (Embu das Artes e São Paulo). Espera-se também uma solução para o trecho 4, estendendo a canalização até a nascente do córrego (rua Andorinha dos Beirais), com cerca de 1,5 km de extensão.

Uma parte dos recursos poderá ser direcionada para provimento do aluguel social das famílias retiradas até que se conclua a construção das unidades habitacionais para acolhimento delas, com financiamentos pelo “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, e “Casa Paulista”, do Governo Estadual.