Horta Educativa: alimentação de qualidade para nossas crianças

20/04/2016 - 0:00
Horta Educativa: alimentação de qualidade para nossas crianças

A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Embu das Artes, Daniela Santos de Almeida Brito, visitou dia 19/4, as escolas municipais Irmã Maria Iluminata, no Jd. Santa Clara, e Inês Cardoso da Silva, no Jd. Casa Branca, para acompanhar o andamento do projeto Horta Educativa, que tem por objetivo fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares por meio do plantio e cultivo de horta com legumes, verduras e hortaliças. O secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis, acompanhou a visita.

“O projeto da Horta Educativa veio para implementar os projetos de horta que algumas escolas já desenvolvem no município, trazendo material prático e didático. As crianças estão aprendendo a fazer o processo desde o início, que é fazer as mudas, plantá-las e colhe-las. O que notamos é que houve uma mudança de hábito das crianças que hoje pedem verduras e legumes em casa”, disse a presidente do Fundo.

Os educadores passaram por formação para atuar no projeto e as escolas participantes receberam o Kit Horta com ferramentas, sementes e apostilas, incluindo um Caderno de Atividades para cada criança, Caderno do Educador, Caderno do Cuidador da Horta e Caderno da Família, onde o aluno faz atividades em casa com os pais e responsáveis. A previsão é que, em 2017, 42 escolas da rede municipal de ensino integrem o projeto.

“Como as crianças comentam muito esse tipo de atividade, os pais, mesmo que tenham alguma resistência em vir à escola, eles vêm. Isso também melhora a socialização durante a refeição, pois todos se sentam à mesa e conversam. Isso é educativo no mundo inteiro, pois é o momento onde se trocam valores. Acho isso fantástico”, falou o secretário de Educação.

A diretora da E.M. Maria Iluminata, Maria de Lourdes Ferreira, afirma que houve uma mudança no hábito alimentar das crianças: “Eles colhem, levam para a cozinha da escola e fazem com a professora uma receita. Depois, recebemos os relatos das mães dizendo que as crianças pediram em casa para repetir a receita da escola, com legumes e verduras”.

“O projeto veio pra somar na boa alimentação do meu filho e das outras crianças. Na minha casa, mudou totalmente a nossa alimentação, não tínhamos um bom hábito. Hoje todos comem legumes e verduras, o que foi muito bom”, afirmou a mãe do aluno Renan Oliveira, 5, Eliene Oliveira.

Elaine Cafagni Borja, diretora da E. M. Inês Cardoso também achou positiva a inserção do projeto na escola: “Tínhamos um trabalho com horta, mas hoje há mais subsídios. As crianças fazem, inclusive, um trabalho em casa com os pais. Cuidando da horta, os alunos começaram a dar mais valor e a querer consumir aquilo que plantam”.  Para recepcionar a presidente do Fundo e o secretário, as crianças da escola fizeram uma apresentação com a música “Sopa”, do grupo Palavra Cantada.

João Vitor Oliveira Xavier tem 5 anos e era um dos mais falantes de uma das turmas que participa do projeto: “Nós fizemos também um minhocário. Lá tem muitas minhocas que deixam a terra fofinha”.

O projeto é uma parceira da Secretaria de Educação, do Fundo Social de Solidariedade de Embu das Artes e do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), e tem a proposta de ampliar a relação dos estudantes com o meio ambiente, além de trabalhar para o desenvolvimento de cidadania e do conceito de alimentação saudável e qualidade de vida, a fim de evitar que as crianças do município tenham altos índices de obesidade a curto, médio e longo prazo.