Horta Educativa atenderá 5.7 mil estudantes e 10 escolas

19/05/2017 - 13:10
Horta Educativa atenderá 5.7 mil estudantes e 10 escolas

O Programa Horta Educativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação de Embu das Artes, o Fundo Social de Solidariedade Municipal e o Fundo Social e Solidariedade do Estado. Nele, uma equipe coordenadora municipal e educadores recebem uma formação para, posteriormente, iniciarem o processo de implementação da horta nas unidades escolares, tendo os professores e cuidadores de cada escola como responsáveis. Os estudantes participam de todas as etapas até a colheita.

Além da capacitação, o Fundo Social de Solidariedade de São Paulo oferece às escolas participantes um kit de ferramentas, um kit de sementes e ainda um material pedagógico aos educadores, educandos e famílias. Nesse material há muitas atividades para que a  aprendizagem dos estudantes perpassem o currículo escolar, de maneira interdisciplinar.

Entre os anos de 2015 e 2016, o município recebeu o projeto em duas unidades escolares, na E.M. Irmã Maria Iluminata e na E.M. Inês Cardoso. Em ambas, por meio dos relatórios e registros, constatou-se o alcance de um dos principais objetivos do programa, que foi a relação que os estudantes desenvolveram com as verduras e legumes, passando a aceitá-las melhor quando oferecidas no cardápio.

Para este ano, mais oito unidades escolares estão inseridas, totalizando 10 escolas contempladas com o Programa Horta Educativa em Embu das Artes, com a expectativa de atender 5.700 estudantes.

No dia 12 de maio, a primeira dama, Elaine Santos, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Embu das Artes, Eliane Santos, participaram da colheita com os estudantes da E.M. Irmã Maria Iluminata.