Horta Educativa é oficialmente lançada em Embu das Artes

13/11/2015 - 0:00
Horta Educativa é oficialmente lançada em Embu das Artes

A Secretaria de Educação em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Embu das Artes e o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) realizaram na manhã de quinta-feira, 12/11, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, o lançamento do projeto Horta Educativa, cujo objetivo é fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares por meio do plantio e cultivo de uma horta com legumes, verduras e hortaliças.

A cerimônia de lançamento foi acompanhada pelos estudantes da Escola Municipal Rosa Cirelli que apresentaram a canção “Fome Come”, do grupo Palavra Cantada, e das escolas Maria Iluminata e Inês Cardoso, que serão as primeiras da rede a englobar o projeto.

Prefeito interagiu com os estudantes e falou sobre a importância do projeto: “Esse é um trabalho revolucionário, talvez as pessoas não tenham essa dimensão. Fazer com que a criança pegue gosto pelo trabalhar com a terra e valorize a alimentação saudável, pode marcá-la para o resto da vida e fazer com que ela adquira o hábito saudável”.

Simpática, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Daniela Brito, elogiou a apresentação e o trabalho realizado pelos estudantes na horta das escolas. Daniela, ainda sugeriu que ela e o prefeito participem de um almoço nas duas unidades escolares com produtos cultivados pelos estudantes.

O secretário de Educação Paulo Vicente dos Reis parabenizou as diretoras Maria de Lourdes Ferreira (E. M. Iluminata) e Elaine Cafagni Borja (E. M. Inês Cardoso) e todos os funcionários da educação envolvidos no projeto e falou sobre o projeto Horta Educativa como uma oportunidade de melhorar ainda mais as hortas já existentes nas escolas.

Representando a primeira-dama do Estado, Lu Alckmin, a técnica da Fussesp, Patrícia Lafuria, explicou o projeto e passou uma mensagem de incentivo aos estudantes.  Segundo Patrícia, a proposta do projeto é ampliar a relação dos estudantes com o meio ambiente, além de trabalhar para o desenvolvimento de cidadania e do conceito de alimentação saudável e qualidade de vida, a fim de evitar que as crianças do município tenham altos índices de obesidade a curto, médio e longo prazo.

Além de formação para os profissionais que atuarão no projeto, as escolas participantes também receberão o Kit Horta, comporto por ferramentas, sementes e apostilas, incluindo: Caderno de Atividades da Criança; Caderno do Educador; Caderno do Cuidador da Horta e Caderno da Família. A previsão é que, até o próximo ano, dez escolas da rede municipal de ensino integrem o projeto.

O evento contou com a presença dos vereadores Clidão do Táxi e Rosana Almeida, e foi encerrado com a leitura de um poema, escrito pelos estudantes da E. M. inês Cardoso, e pela entoação e performance da música "A Grande História da Água", realizada em conjunto pelos estudantes das três escolas.