Incinerador: novo destino para o lixo

10/05/2007 - 0:00
Incinerador: novo destino para o lixo

Uma missão técnica realizada no último sábado (5/5), reuniu profissionais da área ambiental do Brasil e da Alemanha em Embu das Artes. O município integra o projeto “Gerenciamento de Resíduos Sólidos – Uma Visão de Futuro”, de cooperação técnica entre os governos dos estados de São Paulo e da Baviera, que prevê a instalação de um sistema de tratamento térmico de lixo em uma das cidades paulistas participantes do projeto. Além de Embu, os municípios de Barueri, São Bernardo do Campo e Santos demonstraram interesse no sistema alemão de tratamento de resíduos não-recicláveis.

Embu está pleiteando a instalação de uma Unidade de Recuperação Energética (URE). O sistema que consiste na incineração dos resíduos tem como subproduto o vapor e a energia. Destinados às indústrias, esses subprodutos reduzem de um lado o consumo de energia no processo produtivo, e de outro o impacto ambiental por promover o desenvolvimento sustentável.

A inspeção técnica foi realizada por representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente: Fernanda Bandeira de Mello, assessora de projetos especiais e coordenadora geral do Projeto; Silvia Romitelli, diretora de Divisão do Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental (Daia) e Martinus Filet (diretor de Planejamento Ambiental Aplicado); e da Cetesb: Pedro Penteado, gerente do Setor de Áreas Contaminantes; Marcelo Ribeiro e Roberto Noda, respectivamente gerente e engenheiro do Setor de Resíduos Sólidos Domésticos e de Serviço de Saúde. O governo da Baviera enviou o diretor Wolfgang Scholz. Conduzido pela engenheira ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Embu Hilcer Balsi acompanhada do secretário adjunto Valdir Rodrigues, o grupo conheceu três locais indicados pela prefeitura para que um seja escolhido para instalação da URE.

O Parque Firenze, junto ao Rodoanel e às margens da Rodovia Régis Bittencourt foi considerado o local mais adequado pelos técnicos. Trata-se de uma área de 588 mil metros quadrados que já conta com um projeto de condomínio industrial em fase de licenciamento. Para a instalação da URE são necessários cerca de 25 mil metros quadrados de área. Segundo Sholz, a preservação do entorno onde se pretende instalar o sistema é muito importante para o projeto. Nesse sentido, a extensão da área e sua localização são fatores positivos de Embu. Até o final do ano devem estar definidos o local, o tipo de tecnologia a ser implantada e os responsáveis pela sua execução.

Tags: