Investimento na Educação para o Trânsito rende prêmio a Embu das Artes

25/08/2006 - 0:00
Investimento na Educação para o Trânsito rende prêmio a Embu das Artes

Pelo segundo ano consecutivo, Embu das Artes participa do Prêmio Denatran e está entre as primeiras colocadas na etapa nacional. Nesta sexta edição, Paulo Henrique Costa P. de Souza, aluno da Educação Infantil da Escola Municipal Paulo Freire, ficou em 2º lugar com o desenho sobre o tema "Meios de Transportes" produzido sob orientação da professora Ana Cristina Gouveia. Pela participação, o estudante que mora no Jd. Presidente Kennedy, receberá R$ 1.500,00 e uma Placa de Homenagem. A Prefeitura da Estância Turística de Embu foi o destaque do concurso e será homenageada por ter inscrito o maior número de trabalhos: 6.956, entre as categorias Educação Infantil, Educação Especial, 1a e 2a séries, 3a e 4a séries, 5a e 6a séries, 7a e 8a séries e Ensino Médio. A cerimônia de premiação acontece dia 27 de setembro, em Brasília.

O prêmio é o reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado desde maio de 2005 pelas Secretarias de Governo, por meio da Divisão de Trânsito e Transportes (DIVTRAN), Educação, Cultura, Esportes e Lazer através da mobilização em todas as escolas do município, incluindo as estaduais e particulares. São desenvolvidas atividades educacionais que visam a conscientização de crianças, jovens, educadores e pais, levando-os a refletirem sobre o trânsito da cidade e sua importância na relação com o meio ambiente, além de contribuir na sedimentação de novos hábitos que visam a qualidade de vida. No ano passado, Embu obteve o primeiro lugar na etapa nacional com o trabalho da aluna Ana Heloísa Prado Cavalcanti, da Escola Municipal José Carlos Gonçalves II, na categoria Educação Infantil. Também está envolvida nesta iniciativa, a Diretoria de Ensino de Taboão da Serra.

Melhorias no Trânsito
Com 230 mil habitantes e uma frota de aproximadamente 70 mil veículos, a Prefeitura vem investindo na reorganização do trânsito da cidade. A instalação de semáforos e lombadas eletrônicas próximas a locais com intenso tráfego de carros e pedestres, com calçadas estreitas e maior ocorrências de acidentes, são algumas das medidas implantadas pela atual administração. Para a segurança de todos, os modernos equipamentos estão interligados ao Sistema Nacional de Trânsito através do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAINF), programa que permite autuar os veículos de qualquer estado brasileiro identificando se a documentação está em dia, a procedência da placa e do carro e até mesmo o tipo de carga transportada, além fiscalizar a velocidade e registrar a quantidade de veículos que passam na via durante determinado período. É importante ressaltar que para manter os motoristas informados, existem placas de sinalização fixadas 50 metros antes dos equipamentos.

Desde o dia 21 de agosto, está sendo realizada a Campanha de Educação no Trânsito com agentes uniformizados nos bairros mais movimentados de Embu (Centro, Jardins Santa Tereza, Santo Eduardo e Vazame e Parque Pirajussara) orientando a população, principalmente os motoristas, sobre a importância de respeitar o Código de Trânsito Brasileiro através da distribuição de panfletos explicativos sobre o tema. Durante toda a Campanha, os agentes atuarão nos centros comerciais, semáforos e auto-escolas da cidade.

A cada ano, o Brasil contabiliza 750 mil acidentes, 27 mil brasileiros mortos e mais de 400 mil lesões permanentes nas estradas e via urbanas do país. Código de Trânsito Brasileiro. Você respeita, a cidade melhora.