Uma muda de ipê roxo bola foi plantada na sexta-feira (24/8) para substituir uma árvore da espécie sibipiruna, que se situava no mesmo local, ao lado do Museu de Arte Sacra, e teve que ser removida por apresentar estado fitossanitário precário, podendo sofrer queda, o que colocava em risco a vida de pedestres, turistas e da própria estrutura do prédio do Centro Histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.
Lembrando que o procedimento de supressão da árvore ocorreu de acordo com os critérios técnicos e legais das normas que regem o tema – Clique aqui para saber mais detalhes.
O ipê roxo bola foi a árvore vencedora na votação pública promovida pela Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, no qual os munícipes puderam votar pelo site da Prefeitura, entre julho e agosto, para escolher uma das seis espécies sugeridas pelos técnicos, por serem espécies nativas de grande beleza, apropriadas à arborização urbana e estarem disponíveis no viveiro municipal do Pq.Francisco Rizzo. O ipê ao crescer pode ficar com a altura entre 4 e 10 metros e o diâmetro de seu tronco chega, em média, a possuir 40 centímetros.
Uma outra muda, de um ipê amarelo, que ficou em 2º lugar, também foi plantada ali próximo, ao lado do Museu, para ocupar o espaço de uma outra árvore que foi retirada há alguns anos pelos mesmos motivos, por botar em risco as pessoas e a edificação.
Na votação, foram recebidos 1.457 votos, e a distribuição deles ficou da seguinte maneira: 1º) ipê roxo bola = 568; 2º) ipê amarelo = 325; 3º) ipê branco = 243; 4º) sibipiruna = 178; 5º) pau-brasil = 119 e 6º) pau de ferro = 24.
A arborização em vias públicas é um recurso importante não só para a estética da cidade, mas também para oferecer melhor qualidade de vida aos moradores. Por isso, é importante destacar que o corte e a depredação de árvores sem autorização do Poder Público são considerados crimes ambientais – Veja a Lei Federal 9.605/98 e a Lei Municipal 2515/2011.
Realizaram a plantação, as equipes das secretarias de “Planejamento e Meio Ambiente” e de “Serviços Urbanos”, além da Defesa Civil do município.