Japoneses visitam Embu das Artes

29/08/2006 - 0:00
Japoneses visitam Embu das Artes

Uma comitiva da Província de Shiga, no Japão, visitou a Prefeitura da Estância Turística de Embu, na quinta-feira, 24/8. Embu mantém relação de cidade-irmã com Hino, uma das cidades da Província de Shiga, e destinou uma área no Parque do Lago Francisco Rizzo para a instalação do Memorial Brasil-Hino, onde será construído prédio no estilo japonês para divulgação da cultura japonesa e brasileira. A Provínvia de Shiga possui 1,360 milhão de habitantes.

Após o encontro com o prefeito Prefeito, que os presenteou com o livro Embu, aldeia de M´Boy, de Raquel Trindade, os 13 representantes de Shiga percorreram rapidamente o centro histórico da cidade e se encantaram com a "conservação e qualidade do artesanato e pinturas". Fizeram compras, tiraram fotos e visitaram a Feira de Presentes Empresariais, no Centro Cultural.

Fizeram parte da comitiva: Yoshitsugu Akahori, presidente da Assembléia Legislativa de Shiga; Minomura Hirmasa, secretário da Assembléia Legislativa de Shiga; Takagi Kazuhiko e Yamada Mitsuji, do Departamento do Comércio, Indústria, Turismo e Lazer de Shiga; e os representantes da Confederação de Kendo (esgrima japonesa) da Província de Shiga: Makoto Tajima, mestre oitavo Dan, Yoshihiko Kawamura e Massao Yajima, mestres sétimo Dan e as lutadoras Junko Jimura e Mitiko Matsumoto, quinto grau Dan. Sempre acompanhados por Paulo Sugahara, da Associação Embu-Hino de Embu, eles foram recepcionados por Sadao Nagata, Fumio Hashiya e Kiei Takayasu, vice-presidente do Comércio da Associação Comercia, Industrialk e Serviços de Embu.

Antes, eles estiveram nas comemorações dos 50 anos da imigração japonesa para o Rio Grande do Sul. Em 2008, faz cem anos da imigração japonesa para o Brasil.