Jardim Mimás recebe programa de Melhoria Habitacional

07/05/2009 - 0:00
Jardim Mimás recebe programa de Melhoria Habitacional

O pátio da Escola Municipal Janaína Agostinho Oliveira ficou repleto de moradores do Jardim Mimás, interessados no programa de Melhoria Habitacional proposto pelo governo da cidade de Embu das Artes, por meio da Companhia Pública Municipal Pró-Habitação. A reunião aconteceu na quarta-feira, 6 de maio, quando João Honório da Silva, presidente da Pró-Habitação, iniciou as explanações explicando que se trata de programa destinado a reformar e dar acabamento às casas, além de melhorar as condições gerais do bairro.  Ele convocou a todos a colaborar para a concretização do programa, que começa com o imediato cadastramento das moradias, para a assinatura dos contratos e início dos trabalhos.

Com recursos do Governo Federal no Programa Social de Habitação (PSH) e parceria da prefeitura de Embu, o bairro instalado num loteamento que cresceu de forma desordenada tem muitas moradias erguidas sem a estrutura adequada. O prefeito Prefeito esteve no local e falou da importância de atender o Jardim Mimás, como um modelo de reorganização habitacional para a cidade. A previsão é atender 450 famílias. "Ao término dos trabalhos, os proprietários receberão a planta arquitetônica da casa, sem custo", afirmou Prefeito. Nesse momento, ele esclareceu que ainda não é possível oferecer a escritura do imóvel, pois o processo jurídico de regularização fundiária está em andamento.

A exemplo das cidades de Osasco, Diadema e Taboão da Serra, o programa vai beneficiar comunidades onde há casas construídas sem orientação técnica, e que, entre outras complicações, se tornam insalubres. Com o cadastramento aprovado e o contrato assinado, em seguida acontecem as inspeções de profissionais da equipe da Pró-Habitação nas residências para indicar necessidades de reforma e de acabamento como massa corrida e pintura. Problemas como instalações elétricas, infiltrações e vazamentos serão sanados. Essas medidas vão evitar que, com o tempo, as construções irregulares possam oferecer risco para as famílias.

A apresentação do programa em telão com simulações das mudanças propostas para o local, paisagismo e melhoria das fachadas, foi conduzida pela diretora técnica da Pró-Habitação, Lílian Farah Nagata. Ela explicou as condições, informou que haverá a regularização de situações pendentes com a empresa municipal de habitação, com a amortização ou quitação de dívidas. Lílian esclareceu também sobre os casos em que não será possível atender aos moradores: "Pessoas que já estão inscritas no Cadastro Nacional de Mutuários (CADMUT) ou que têm outros financiamentos pela Caixa Econômica Federal, em qualquer localidade do país, não poderão receber este benefício."

E a comunidade vai ter outros benefícios como construção de calçadas, muros de contenção, reforma de escadões, instalação de praças e espaços de lazer. Outro objetivo é favorecer a acessibilidade para idosos, portadores de deficiência, carrinhos de bebê, reformas importantes e que evitam acidentes de trânsito, além de melhorar a paisagem e a auto-estima dos cidadãos.

Melhorias dentro e fora do bairro

A construção da passarela de travessia da Rodovia BR-116, uma das reivindicações mais antigas e urgentes para o Jardim Mimás, foi anunciada pelo prefeito Prefeito. Ele convidou aos moradores a estarem com ele, no dia 16 de maio, ocasião em que pretende bater a primeira estaca no local da obra da passarela. Na semana seguinte, dia 23 de maio, será iniciada a obra da passarela do Parque Jane.

A comunidade recebeu ainda do prefeito a informação de que o terreno ao lado da escola municipal está sendo comprado pela prefeitura. No local serão construídos a praça do bairro e o terminal para as lotações que fazem a linha Vista Alegre-Mimás à Santa Clara-Pinheirinho.