Jovens participam de discussões sobre o Meio Ambiente em Embu

06/09/2006 - 0:00
Jovens participam de discussões sobre o Meio Ambiente em Embu

Dentro das comemorações da 5ª Semana de Meio Ambiente em Embu, 90 jovens do ensino fundamental e médio das escolas municipais e estaduais da cidade participaram do Seminário "Agenda 21, Meio Ambiente e Protagonismo Juvenil", realizado no Parque do Lago Francico Rizzo, no dia 7 de junho. Com programação que mesclou palestras, atividades em grupo, vídeo e teatro, os estudante tiveram oportunidade de aprender e debater idéias com os profissionais da área.

Segundo Maria Isabel Franco, coordenadora do projeto Agenda 21 Escolar 2005/2006 da Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE) e integrante do TEIA-USP-Laboratório de Educação, Cultura e Ambiente, um processo participativo pressupõe o envolvimento direto de todos os setores da sociedade como jovens, educadores e representantes de bairro. A palestrante mostrou as áreas preservadas na cidade e falou sobre a responsabilidade que cada um de nós temos: "É importante estudarmos os problemas da Amazônia, mas é preciso, primeiramente, conhecermos o nosso quintal", declarou.

O educador ambiental da Fundação SOS Mata Atlântica, César Pegoraro, alertou sobre a importância da água para a nossa sobrevivência: "Conseguimos ficar até quarenta dias sem consumir alimentos e no máximo três sem beber água". Pegoraro também mostrou a situação em que o planeta se encontra: apenas 2,5% de toda água é doce, sendo que uma grande parte dela já está poluída.

Para Leni Bueno, coordenadora da Divisão de Educação Ambiental – DEA da Secretaria de Meio Ambiente de Embu, as pessoas deveriam se questionar mais sobre os produtos que realmente são imprescindíveis para a sua sobrevivência, pois o consumo desnecessário e a produção em grande escala contribui com a degradação do meio em que vivemos, por conta dos resíduos dispensados de forma inadequada. A aluna Deise Martins Herculano, 17 anos, declarou que o evento fez com que ela aprendesse mais em relação a todos os temas: "Achei muito interessante. Na escola não temos tanto tempo para discutir sobre o Meio Ambiente como tivemos aqui", disse. Sua colega de sala, Alessandra Costa Machado, de 17 anos, também aprovou a iniciativa e disse ter se sensibilizado com as questões apresentadas no Seminário.
Sustentabilidade socioambiental

A programação começou em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. O seminário Potenciais e Desafios da Sustentabilidade Socioambiental de Embu das Artes foi aberto por João Ramos, secretário de Meio Ambiente. Como numa viagem pelo tempo, em fotografias do início à segunda metade do século passado, ele mostrou a ocupação da cidade e os contrastes da grande mancha urbana da região metropolitana de São Paulo com as "ilhas" verdes que no Embu resistiram à ação do homem. Ramos enfocou ainda a legislação que regula a ocupação do território do município que tem 60% em Área de Proteção aos Mananciais.

Na visão do secretário de Meio Ambiente de Embu, a "sustentabilidade no meio ambiental é aquela que seja economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente sustentável". O desenvolvimento do município, respeitando o seu patrimônio natural – com áreas remanescentes da Mata Atlântica – e atrelado à riqueza cultural e artística da estância foi analisado pelo secretário de Turismo Renato Gonda. Para ele, o ecoturismo é uma das vertentes pouco exploradas da cidade.

Calcula-se que apenas 5 mil pessoas vivem em torno do turismo de Embu das Artes que atrai um público de 2 milhões de pessoas ao ano. Segundo Gonda, estão sendo desenvolvidos projetos em parceria com outros municípios, como o da Reserva do Morro Grande, envolvendo Cotia e Ibiúna, para valorizar o turismo regional.

A 5ª Semana de Meio Ambiente de Embu das Artes conta com patrocínios e parcerias de empresas e instituições reconhecidas por sua responsabilidade socioambiental. São patrocinadores: Libbs Farmacêutica, Enob, Albras, Schincariol, Conaut, Embu S.A., Liotécnica, Banco do Brasil, Zox Telecom e Sansuy. As parcerias foram firmadas com a Sociedade Ecológica Amigos de Embu e Teia USP. A programação começou em 5 de junho estende-se até o próximo domingo. Confira as atrações e participe você também:

10/6 – sábado, 15h – Desfile: A Solidariedade é Chic. Desfile com roupas recicladas a partir de doações de vestuários usados, salientando a importância de nossa responsabilidade social.
Local: Centro Cultural Embu das Artes (Largo 21 de Abril, 29 – Centro)

11/6 – domingo:
10h30 – Atração teatral: Nave Mãe; Infanto-juvenil, com enfoque ambiental, interativo, musical, manipulação de bonecos, com linguagem verbal (sem play black) – Companhia de Teatro Tufis.
15h – Atração teatral: Bamba Show – Despertar para a Ecologia; Atração infantil, com enfoque ambiental, interativo, musical, manipulação de bonecos. Com os atores Silvana Teixeira, apresentadora do extinto programa Bambalalão, e Hélcio Vidal.
Local: Parque do Lago Francisco Rizzo (R. Alberto Giosa, 300 – Bairro Quinhaú)