Junho Violeta: conscientização da violência contra a pessoa idosa

14/06/2023 - 9:07
Junho Violeta: conscientização da violência contra a pessoa idosa
Acessibilidade

O Junho Violeta foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e alerta para conscientização e combate a atos de violência contra os idosos. O objetivo da campanha é despertar a sociedade como um todo no processo de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência que essa população vem sofrendo.

    Dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa  data esta instituída pela ONU em 2006. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), situações de violência contra a pessoa idosa, são ações ou omissões cometidas uma vez ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional da pessoa, impedindo o desempenho de seu papel social.

    A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social disponibiliza atendimento psicossocial para as pessoas idosas e suas famílias que vivenciam situações de violência e violação de direito.

 Em 2022 foram atendidas 148 pessoas idosas e 353 familiares. Identificados 43 casos de Violência psicológica, 2 de abandono, 41de negligencia, 21 de abuso financeiro, 3 violências físicas e 38 de autonegligência.

A violência contra a pessoa idosa não está relacionada apenas a agressão física. Segundo dados do Disque 100, mais da metade das denúncias de violência contra idosos, apontam que os episódios acontecem no ambiente doméstico da vítima. Grande parte dos suspeitos de cometer violência são filhos ou netos. Por isso, valorizar o processo de envelhecimento e fortalecer as redes de apoio são pontos essenciais para promover o exercício coletivo do cuidado e da segurança nas relações cotidianas.

  A negligência, por exemplo, foi a principal forma de violência praticada contra os idosos brasileiros nos últimos três anos. A negligência refere-se  recusa ou à omissão de cuidados devidos e necessários a pessoa idosa, por parte dos responsáveis familiares ou institucionais.

    A violência contra a pessoa idosa conota a fragilidade das relações estabelecidas uma vez que os dados apontam maior prevalência da violência física, psicológica, negligência e patrimonial nas quais o principal autor tem vínculo intrafamiliar ou institucional com a vítima.

As denúncias de violência contra a pessoa idosa podem ser feitas pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos). O atendimento é realizado diariamente, 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana.

Delegacia de Proteção a Pessoa Idosa de Taboão da Serra.

End. Rua João Slaveiro, nº 56 – Centro – Taboão da Serra –SP.

----
Compartilhe nas redes sociais