Justiça parabeniza Prefeitura pela gestão do Procon

19/06/2015 - 0:00
Justiça parabeniza Prefeitura pela gestão do Procon

A parceria entre a Fundação Procon e o Governo de  Embu das Artes foi parabenizada pela Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania pelos bons serviços prestados à população. Após o envio do relatório anual de atendimentos, a secretaria se manifestou ressaltando a importância do serviço na cidade.

O Procon Embu realiza, em média 700 atendimentos por mês, número que cresce ano a ano.  Além de receber os munícipes, foram realizadas reuniões regionais para o desenvolvimento de ações para o fortalecimento da política estadual de defesa do consumidor que reuniram no primeiro semestre mais de 1.200 pessoas.

As ações de educação para o consumo também foram parabenizadas, mostrando que a fundação não se limita apenas ao atendimento. A educação para o consumo visa prevenir problemas através de palestras e cursos com temas pertinentes voltados para o consumidor e para o fornecedor.

“Participei com minhas filhas da palestra que aconteceu no começo do mês no Centro Cultural Valdelice sobre educação financeira e adorei! Aprendi muito sobre cartões de crédito, consumo exagerado e outras questões que afetam meu bolso e me deixam no vermelho. Vou aplicar tudo que aprendi”, disse Zenaide Santos de Oliveira, 52, auxiliar de limpeza.

Dona Altamira Maria dos Santos tem 72 anos e uma vida muito ativa. Cliente antiga do posto Santo Eduardo, já se tornou amiga dos atendentes: “Ela sempre busca seus direitos, já sabe os caminhos que deve percorrer quando percebe que algum serviço ou produtos está em desacordo”, disse a técnica de Proteção e Defesa do Consumidor, Silmara Bergamini. “Vou lá quase todos os dias, já se tornaram meus amigos e resolveram vários problemas como companhia de telefone que não cumpre o contrato, cobranças de juros indevidos, muitos atendimentos e todos resolvidos. Gosto muito deles, tiro o chapéu”, afirmou dona Altamira.

O Procon de Embu das Artes participou de capacitação sobre os planos de saúde e irá introduzir o assunto nas ações para 2015, visto o grande número de reclamações recebidas em todo o País devido aos procedimentos dos planos.

Defendendo o consumidor

O Procon, vinculado à Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos,  orienta os consumidores em suas reclamações, informa sobre seus direitos e fiscaliza as relações de consumo. Ele funciona como um órgão auxiliar do Poder Judiciário, tentando solucionar, previamente, os conflitos entre o consumidor e a empresa que vende um produto ou presta um serviço. Ele é parte integrante do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

Entre as principais reclamações dos consumidores estão as cobranças indevidas e abusivas, demora na entrega de produtos, não cumprimento de oferta, desbloqueio de linha, parcelamento de débito, assistência técnica, garantia estendida, propaganda enganosa, dentre outras.

Procon Embu das Artes
Atendimento a consultas e reclamações
2ª a 6ª, das 9h às 16h
Centro – Prefeitura de Embu das Artes