Le Petit Comitê, de André Juarez, no Natal das Artes

11/12/2007 - 0:00
Le Petit Comitê, de André Juarez, no Natal das Artes

Na terceira semana do Natal das Artes, na Estância Turística de Embu, a música continua dando o tom de alegria e tranqüilidade característicos da época natalina. Do erudito ao popular, as atrações são todas gratuitas. Na sexta (14/12), os músicos do Cinema Mudo relembram os grandes temas musicais da terceira arte, às 17h, e Carlos Silva e Banda vêm logo a seguir, no palco do Largo 21 de Abril. No sábado (15/12), as atrações giram em torno da cultura popular, com Violeiros, Congada, Folia de Reis, Dança de adoração à Santa Cruz e o Natal Viola, com os violeiros de Embu. O Natal das Artes é um brinde ao visitante que vem à cidade fazer compras, almoçar ou simplesmente passear. Acontece até 23 de dezembro, às sextas, sábados e domingos.

As canções do Pastoril pernambucano, que integram o ciclo das festas natalinas do Nordeste, poderão ser ouvidas com o Grupo Ô de Casa, no domingo (16/12), às 14h, no Largo dos Jesuítas, onde o músico de renome internacional, André Juarez, também se apresenta com seu quinteto instrumental Le Petit Comitê, a partir das 15h30. Vibrafonista, maestro e arranjador graduado Cum Laude pela Berklee College of Music (Boston, EUA), André Juarez possui títulos de Bacharel em Música pela UNESP e de Mestre em Artes pela UNICAMP. É um dos regentes do Coral da Universidade de São Paulo (Coralusp) desde 1988.

No outro palco, montado no Largo 21 de Abril, também no Centro Histórico da cidade, a partir das 16h30, apresentam-se os grupos Perseptom (vocal à capella) e Sansakroma, com ritmos africanos.

A programação do último final de semana também foi intensa. O 1º Encontro de Bandas de Concerto em Embu das Artes contou com a presença de oito bandas, entre elas a Banda Sinfônica do Exército, sob regência do maestro Benito Juarez,  que fez uma apresentação belíssima de clássicos do cinema internacional e encantou o público, principalmente com a Aquarela do Brasil, canção composta por pelo mineiro Ary Barroso, na década de 30.

Apresentaram-se, ainda, o Coral da USP, Ralf Entertainer, com músicas tradicionais natalinas, e o Movimento de Corais Ecoarte, além do grupo de chorinho Gato Preto.

Confira as atrações abaixo:

14 de dezembro de 2007 – sexta-feira
17h – Cinema Mudo (Instrumental) – Centro de Atendimento ao Turista
18h – Carlos Silva e Banda – Centro de Atendimento ao Turista

15 de dezembro de 2007 – sábado
15h – Orquestra de Violeiros – Largo dos Jesuítas
16h – Congada de São Bernardo – Largo dos Jesuítas
17h – Folias de Reis Marajoara – Centro de Atendimento ao Turista
17h30 – Dança de Adoração à Santa Cruz – Centro de Atendimento ao Turista
18h – SAVE – Sociedade Amigos Violeiros de Embu “Natal Viola” – Centro de Atendimento ao Turista

16 de dezembro de 2007 – domingo
14h – Grupo Ô de Casa (Canções Pastoril Pernambucano) – Largo dos Jesuítas