Lições no Dia da Árvore

22/09/2006 - 0:00
Lições no Dia da Árvore

Poesia, dança, educação ambiental, cultura e alegria foram semeadas no Parque do Lago Francisco Rizzo nessa quinta-feira, 21, Dia da Árvore. Estudantes e educadores da rede pública de ensino de Embu em apresentações e exposições deram lições de respeito à natureza e preservação do meio ambiente.

A pequena Luiza Reis Santos de 3 anos, aluna da creche da Escola Municipal Sueli Maria Hipólito, declamando a poesia "A Sementinha" com a ajuda do educador João Batista Freitas encantou a todos. Estudantes da E.M. Villa-Lobos analisaram plantas no bosque próximo à escola localizada no Jardim Batista e com o auxílio de uma bússola descobriram que Embu tem divisas com Itapecerica da Serra e São Paulo. O objetivo é que o aluno "se identifique não só com o bairro dele, mas queira melhorar o mundo", disse o professor Haroldo Pimentel Mendes. Alunos da 2ª série da E.E. Maria Nélida S. de Mello se apresentaram e ao som de "vamos ter de cuidar desse país" e "viva o planeta Terra" foram muito aplaudidos.

A mata ciliar foi tratada na exposição das E.Ms. Casa Branca e Sueli Maria Hipólito. São "as árvores que protegem o solo e não deixam que os barrancos caiam", explicou um dos alunos. Eles falaram ainda de importantes temas como a reciclagem para preservação ambiental. A celebração à data envolveu também as escolas estaduais Iracema B. Oricchio, Maria Aparecida Dourado e Paulo Chagas.

O secretário de Meio Ambiente de Embu João Ramos falou com as crianças a respeito do tema "A importância da árvore para a qualidade de vida nas cidades". Segundo ele, justamente por retirarem as árvores da terra é que a água está acabando no planeta.

Com "Uma aventura na floresta" o teatro de bonecos da Trupe LPT trouxe personagens conhecidos das crianças como o Curumim, protetor da floresta, que com seus amigos é ameaçado por um rico empresário que só pensa nas "verdinhas": não árvores e sim dólares.

Durante a atividade organizada pela Secretaria de Meio Ambiente foram distribuídas sementes de árvores presas a um folheto explicativo sobre o plantio que traz em destaque a frase: "plante esta idéia. Um dia ela dará sombra". O evento teve o importante apoio de empresas locais: Ripasa, Memorial Parque Paulista, Fábrica de Idéias, Parafusalia, Propack, FRT Comércio de Metais e Védat. Estiveram presentes Maria das Graças de Souza, presidenta da Câmara Municipal de Embu e Bernardo, da Diretoria Regional de Ensino de Taboão da Serra.