Maestro Benito Juarez no Natal das Artes

04/12/2007 - 0:00
Maestro Benito Juarez no Natal das Artes

Banda Sinfônica do Exército, sob regência do maestro Benito Juarez, Coral da USP, Músicas Tradicionais Natalinas, com Ralf Entertainer, um Festival de Bandas de Concerto, o Ecoart Movimento de Corais e o grupo de chorinho Gato Preto. Esta é a programação eclética e convidativa da segunda semana do Natal de Embu das Artes nos dias 7, 8 e 9 de dezembro. Totalmente gratuitos, os shows são realizados em dois palcos montados no Centro Histórico na cidade que oferece durante todo o mês de dezembro uma programação de qualidade para os visitantes que vêm curtir o clima de tranqüilidade, fazer compras, almoçar ou simplesmente passear.

O público que visitou o Centro Histórico de Embu das Artes no sábado, 1º de dezembro, pôde conferir a qualidade das atrações nos palcos montados no Largo dos Jesuítas e no Largo 21 de Abril. A Orquestra e Coro do Projeto Guri, com 110 integrantes, entre crianças e jovens, executaram músicas de diversos estilos, que variaram do erudito ao popular, além de tradicionais músicas natalinas.

O sitarista Marcus Santurys, acompanhado por bailarinas de dança indiana e do ventre, encantou o público com a apresentação de seu mais novo trabalho, “Mágico e Místico – Tributo a Rûmî”, com canções do século XIII do Mediterrâneo, Oriente Médio e da Antiga Pérsia, sempre utilizando beats eletrônicos como base. A música brasileira também teve espaço na apresentação de Santurys. Asa Branca e Tristeza do Jeca surpreenderam o público.

Domingo
Já no domingo, milhares de pessoas que aproveitavam a Feira de Embu das Artes tiveram também o prazer de assistir às atrações oferecidas pela Prefeitura através da Secretaria de Turismo. A programação foi aberta pela Banda do 2º Batalhão da Polícia Especial do Comando Militar do Sudoeste. No repertório, composições de músicos clássicos e modernos da MPB, entre eles Ari Barroso e Tim Maia.

O Coral USP, representado pelo grupo Acorda Vocal ligado à Faculdade de Medicina, soltou a voz no Largo 21 de Abril. Sob a regência de Débora Rossi, o coro de 40 vozes iniciou a apresentação com Chalana, da tradicional música brasileira. Evocando a paz, cantou ainda Osse Shalom, em hebráico, e Angélica, composta por Chico Buarque em homenagem à estilista Zuzu Angel.

A Orquestra de Sinos da Unasp encerrou o primeiro fim de semana do Natal das Artes. Regido por Wellington Ferreira, o grupo formado por 12 músicos e 70 sinos tocou clássicos da época como Véspera de Natal, além de MPB. O Natal das Artes acontece até 23 de dezembro, às sextas, sábados e domingos, com programação gratuita de qualidade.

Confira a programação:

7 de dezembro de 2007 – sexta-feira
17h –  Ralf Entertainer (Músicas Tradicionais Natalinas) – Centro de Atendimento ao Turista

8 de dezembro de 2007 – sábado
14h30 – Coral da USP (Coral à Capella) – Largo dos Jesuítas.
16h – Coral Cristo Salva (Coral à Capella) – Centro de Atendimento ao Turista

9 de dezembro de 2007 – domingo
10h – Festival de Bandas de Concerto  – Praça da Lagoa
14h – Banda Sinfônica do Exército, Regência Maestro Benito Juarez – Praça da Lagoa