Mais 1 espaço revitalizado: Prefeito inaugura praça Maria Reni

27/04/2015 - 0:00
Mais 1 espaço revitalizado: Prefeito inaugura praça Maria Reni

O prefeito Prefeito inaugurou no domingo (26/4) a praça Maria Reni Marques de Souza (fundadora do bairro), que fica no final da rua São Marcelo, que agora conta com gramado, pista de caminhada, 4 aparelhos de academia, parque infantil e área iluminada, tornando-se assim mais uma área de convivência e lazer no Jd. Valo Verde.

A revitalização do terreno foi executada pela Secretaria de Serviços Urbanos que retirou cerca de 50 caminhões de lixo do local, antes degradado, escuro, de piso precário e movediço em dias de chuva.

“Ouvimos a comunidade e a maioria escolheu a implantação da praça ao invés da abertura da rua, como queriam alguns moradores. Mas uma nova via não acrescentaria benefícios ao bairro, e o que se percebeu mais necessário e adequado aqui foi implantar a área de lazer”, disse Prefeito. “O novo espaço valorizará e levantará a autoestima das pessoas, que devem se apropriar e cuidar dele para não ser deteriorado pelo vandalismo de alguns”, completou.

“Era uma dificuldade para meu filho ir à escola quando chovia, pois formava muita lama e a passagem tornava-se penosa. Além disso, havia o risco de se transitar na viela com a ausência de luz”, declarou o morador Cícero Pereira de Araújo, que espera colaboração do povo para manter o lugar e não jogar lixo. “Também estou de olho da academia”, revelou ele, já que é adepto de exercícios físicos.

Outra que apreciou a praça foi Gislene da Silva Ribeiro: “Só a limpeza já deu um bom astral!" Ela relatou a presença de ratos, insetos, mato e buracos, além do transtorno do acúmulo de lixo e entulho, causadores da enchente que inundava as casas.

“Olha, está 100%!”, declarou Arlete Serafim. “A passagem era péssima e os pedestres caiam e se machucavam com as pedras e buracos. Às vezes tínhamos até que levar as pessoas no colo”, concluiu.

Para Elen Castanho, portadora de dificuldades físicas, a melhora na mobilidade facilitou muito sua rotina: “Para ir à casa de minha irmã, tinha que dar uma volta enorme por outra rua, pois aqui era complicado pra eu caminhar, com o perigo de cair e me ferir”.

Autoridades que participaram da inauguração: vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Natinha, secretários municipais, Comandante Dirceu (GCM) e os vereadores Ney Santos (presidente), Clidão do Táxi, Jefferson do Caminhão e Carlinhos do Embu.

Realizações de Prefeito no Valo Verde

Desde 2009, a administração do prefeito Prefeito já implantou no Jd. Valo Verde uma Unidade Básica de Saúde, um Centro de Especialidades Médicas, um terminal de ônibus, 2 praças – uma na rua São Geraldo e outra na rua São Caetano – e reformou a escola Amilton Suga Galego. Além dessas, a creche em construção está com 81% da obra concluída, e tem previsão de entrega ainda para 2015.

Quem foi Maria Reni?

Falecida em 2012, Maria Reni Marques de Souza morou no Jd. Valo Verde durante 30 anos, sempre lutando por conquitas essenciais ao bairro e dedicando-se pela causa dos menos favorecidos da comunidade.

Costureira de profissão e servidora pública da Prefeitura por muitos anos, teve 3 filhos e 10 netos e era muito querida por amigos e familiares.