Mais 46 propriedades são regularizadas pelo Morar Legal

28/10/2015 - 0:00
Mais 46 propriedades são regularizadas pelo Morar Legal

A regularização de terrenos continua na cidade pelo Programa Morar Legal, da Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Companhia Pró-Habitação. Na terça-feira (27/10) foi a vez dos moradores da rua União da Moradia, na Chácara Caxingui, onde 46 lotes receberam as matrículas que garantem a propriedade legítima aos seus donos. No dia 20/10, outras 57 famílias do bairro também foram beneficiadas com o mesmo documento – clique aqui para ler.

“Não é à toa que o local é chamado de Vila União da Vitória e vocês mostraram que a melhor forma de conseguir um objetivo é trabalhar em conjunto”, declarou o prefeito Prefeito. “Está sendo uma honra entregar a regularização a vocês, que foi um compromisso assumido desde o meu primeiro mandato, quando trouxe asfalto para essa rua”, completou.

Desde 1999 a comunidade espera por esse momento, que foi recebido com muito alívio e satisfação por todos. Antes da entrega das matrículas, a líder comunitária, Regina Célia Guimarães, emocionada, fez uma homenagem ao sr. Rosalvo, morto há dois anos, morador que nunca deixou de acreditar e incentivava todos a persistirem na luta: “Agora é esquecer o passado e nos unirmos ainda mais para conquistarmos outros benefícios para cá”, disse.

O prefeito Prefeito e as demais autoridades presentes, João Honório (presidente da Pró-Habitação), os secretários Mario Alves (Serviços Urbanos) e Edson Bezerra (Gestão Democrática) e os vereadores Ney Santos (presidente), João Leite, Gilvan da Saúde e Tonho Elizeu, entregaram as matrículas aos moradores.

Prefeito explica a matrícula

“Mas quem pegou a matrícula deverá se dirigir ao cartório para colocá-la em seu nome”, alertou o prefeito, explicando que, apesar da garantia jurídica, é fundamental que os proprietários registrem o documento nominalmente.

“Vocês não vão pagar nada”, disse Prefeito, revelando que por ser tratar de Zona Especial de Interesse Social, o custo do registro será zero.

Moradores ficam mais seguros

Maria do Socorro Gomes, moradora há 6 anos, se emociona ao lembrar da luta do marido falecido.

Uelmo Braga Carvalho, 5 anos no bairro, está mais seguro para concluir a casa que começou a construir no seu lote.

Regina Célia Guimarães A. da Silva, 11 anos no local, conta das longas lutas da comunidade por conquistas, como saneamento, energia elétrica e asfalto, e que hoje celebra o importante direito à sua propriedade.

Surpresa! Comunidade ganha praça

Como se não bastasse, Prefeito anunciou de surpresa, no mesmo momento, o início da construção da tão desejada praça para o bairro, a partir de quarta-feira (28/10), começando pela limpeza e terraplanagem do terreno para implantação de paisagismo, iluminação, 2 mesas de jogos, bancos, 1 playground infantil e 4 aparelhos de ginástica. A execução da obra será da Secretaria de Serviços Urbanos.

Tem mais por aí

Até novembro, 307 famílias de quatro regiões da cidade serão beneficiadas. Veja as datas das próximas entregas das matrículas, sempre às terças-feiras:

3/11, 18h30 – rua Professor Mario Osassa, 19, Jd. Magali, Paróquia São João Evangelista (41 lotes)
10/11, 18h30 – Estrada Baviera, 1628, Vila Suzana, Associação Comunitária Parque das Chácaras (31 lotes)
17/11, 18h30 – rua Caiçara, 608, Jardim da Luz II, Associação Amigos de Bairro (132 lotes)