Melhor idade dá show na abertura dos Jogos Cooperativos

01/07/2014 - 0:00
Melhor idade dá show na abertura dos Jogos Cooperativos

Alegria, motivação e empenho. Esses foram alguns dos ingredientes da festa de abertura da 10ª Edição dos Jogos Cooperativos da Melhor Idade, uma realização da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional através do Centro de Convivência do Idoso de Embu das Artes (CCI). A iniciativa visa estimular o convívio, a prática esportiva, a saúde, o lazer, a cultura e, consequentemente, o aumento da qualidade de vida entre a terceira idade.

“Nós temos orgulho da melhor idade. Vocês têm coragem e determinação, são exemplo para todos nós. Eu também visto a camisa!”, disse o prefeito Prefeito tirando a jaqueta, apesar do frio intenso, e mostrando a camiseta com o logo dos jogos estampado no peito. “Vocês são o orgulho deste País!”

Esta edição comemora os 10 anos de jogos na cidade e vai até o dia 3/7, com a participação de mais de 500 atletas. Embu das Artes, Barueri, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Carapicuíba, Cotia, Francisco Morato, Itapecerica da Serra e São Lourenço da Serra participam da competição.

Para a secretária interina de Assistência Social,Roberta Santos,  a competição celebra a vida e  convivência: “É muito importante valorizar o idoso. Aqui eles se sentem em casa e competem com alegria”.

Na abertura, cada cidade apresentou uma coreografia, em temas diversos: Anos 60, dança circular, dança cigana, rock n´roll e copa do mundo foram alguns. A melhor idade irá competir nas modalidades voleibol feminino, voleibol masculino, coreografia mista, bocha, truco, dominó, basquete e dança.  Ao final das coreografias, todos os atletas receberam medalhas de participação.

Ana Luiza de Jesus, 76, mora em Barueri e participa das atividades para a melhor idade em sua cidade há 6 anos. “Amo participar dos jogos, é maravilhoso”, falou. Suas amigas Adelina da Silva, 68, e Felismina Fgueiredo, 72,  também estavam animadas para o início dos jogos. “Venho todos os anos, adoro rever os amigos de outras cidades”, falou Adelina.

“Participo das atividades há 3 anos e gosto muito de pilates, dança circular, basquete e ginástica”, disse a moradora de Cotia,  Neuza dos Reis Souza, 71. Ignês Augusta Rodrigues Pereira, 77, também mora em Cotia e disse que “participar dos jogos é uma emoção que não tem tamanho”.

Os atletas de Embu das Artes também esbanjaram entusiasmo. Morador do Vista Alegre, Aurelino de Souza tem 74 anos de idade, nove deles dedicados ao esportes. “Jogo basquete e me sinto revigorado. Participar dos jogos me faz muito bem”, disse.

Yvone Izarelli Oliveira tem 82 anos e mora no Cercado Grande há 32 anos. “Resolvi participar há 7 anos, pois não valia a pena ficar em casa sem ter o que fazer. Hoje faço dança sênior, cigana e rítmica. Estou me sentindo muito bem”, conta enquanto mostra o vestido colorido e brilhante da dança cigana apresentada na abertura.

Vera Lúcia Souza, 66, mora no Vista Alegre e participa há 13 anos do CCI. “É tudo de bom! Participo há bastante tempo e não penso em sair”.

“Nossos idosos estavam numa expectativa com esse momento. Agora eles querem rever os amigos e se divertir”, disse a coordenadora do CCI, Rosemari Lopes.

Participaram do evento o vice prefeito Natinha, os vereadores Rosana do Arthur, João Leite, Edvânio Mendes, Clidão do Táxi e Luiz do Depósito, o secretário de Esportes Silvino Bomfim de Oliveira, a vereadora Maria Cintra (São Lourenço da Serra), Adriana Avelino (CCI de Francisco Morato).

Quarta-feira – 2/7
8h – Voleibol Feminino – Estádio Municipal Hermínio Espósito
8h – Voleibol Masculino – Centro Poliesportivo do Jardim Independência
9h30 às 11h30 – Oficina de Artesanato – Salão de Exposições do Estádio Municipal Hermínio Espósito