Moradias do CDHU são entregues em Embu

15/03/2011 - 0:00
Moradias do CDHU são entregues em Embu

Na manhã do último domingo, 13/3, o prefeito da cidade de Embu das Artes, Prefeito, junto com o governador, Geraldo Alckmin e o secretário da Habitação, Silvio Torres, entregaram mais de 160 apartamentos no Parque Luíza, construídos pelo governo do Estado no município.

Foram investidos R$ 8,3 milhões para a construção de oito prédios de cinco andares, com estacionamento, paisagismo, playground e centro comunitário. Os apartamentos têm medição individual de água e gás, interfones, guaritas e portão automático. Cozinha, banheiro e área de serviços já estão revestidos com pisos e azulejos. São 45,46m² de área construída.

O projeto é uma parceria entre o CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e a Associação Pró-Moradia de Taboão da Serra, por meio do Programa Parceria com Associações e Cooperativas. A CDHU fez o projeto e cuidou da infraestrutura. Já a Associação ficou responsável pela indicação das famílias e por administrar a obra, que foi feita pelo sistema de mutirão.

As famílias terão 25 anos para quitar o financiamento dos apartamentos e o cálculo das prestações varia de acordo com o rendimento mensal. Para esse caso, de um a três salários mínimos, onde a menor prestação é R$ 76,00 e a maior R$ 126,00.

Eli Santana, 46 anos, auxiliar administrativo, a primeira a receber a chave da casa própria. “Espero por esse momento há 12 anos. Estou sem palavras para explicar o que sinto agora”, disse.

Morar Legal

Na cerimônia, Prefeito, Geraldo Alckmin e Silvio Torres também assinaram o convênio entre a Secretaria de Habitação e a prefeitura de Embu das Artes, para a implantação do projeto “Morar Legal” no município.

Criado em 2007, o projeto consiste na regularização para acelerar o processo de averbação de unidades habitacionais. A Secretaria de Estado da Habitação oferece apoio técnico às prefeituras para regularizar o parcelamento do solo e habitações públicas ou privadas. Até hoje, 421 municípios foram conveniados ao programa. Com ele, as famílias poderão registrar os imóveis em cartório para obter a escritura definitiva.

Participaram do evento Edson Aparecido, secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano; Marcos Penido, presidente da CDHU; Silvino Bonfim, presidente da Câmara de Vereadores de Embu das Artes; Valdeci Evangelista, presidente da Associação Pró-Moradia de Taboão da Serra; Analice Fernandes e Prefeito, deputados estaduais; Eduardo Kamei Yukisari, vereador de Guarulhos; José Carlos Proença e Arthur Almeida, vereadores de Embu e Marcos José de Campos Verde, comandante interino do 36º Batalhão da Polícia Militar.